Topo

Carioca - 2019

Botafogo busca minimizar desgaste e projeta revezamento de titularidade em 2013

Bolívar já fez dois gols pelo Botafogo, mas deverá dar lugar a Dória pelo rodízio alvinegro - Fernando Soutello/AGIF
Bolívar já fez dois gols pelo Botafogo, mas deverá dar lugar a Dória pelo rodízio alvinegro Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/01/2013 06h07

O Botafogo já tem uma fórmula para minimizar lesões em 2013. Evitar que os atletas levem seu corpo à exaustão. Para isso, a comissão técnica planeja um revezamento na titularidade durante a temporada. Até o momento, o Alvinegro entrou em campo em três oportunidades e, em nenhum deles, repetiu a mesma escalação.

“Não é uma coisa fácil de se fazer. Precisamos ganhar confiança. Em algumas posições eu sei que posso fazer. Em outras precisamos ajustar mais. Temos essa intenção, até pela sequência de jogos. Estamos preocupados com a preparação porque precisamos ter um ano saudável. E para isso não queremos repetir jogador. Ano passado perdemos Lucas, Andrezinho, Renato... Muitos atletas porque não estávamos preparados para fazer esse tipo de rodízio. Esse ano vamos conseguir ter melhores condições”, disse.

Alguns setores contam com a confiança do treinador e o revezamento já ocorre. A zaga é um exemplo claro. Na estreia contra o Duque de Caxias, Bolívar e Antônio Carlos formaram a dupla. O segundo foi poupado contra o Bangu para a entrada de Dória, que ficou no banco diante do Fluminense. O jogador de 18 anos voltará à equipe contra o Audax nesta quarta e deverá sobrar para o ex-atleta do Internacional.

“O Botafogo está equipado e preparado para analisar a recuperação de cada um deles. Vamos chegando à conclusão do limite que esses caras podem chegar. Sempre que possível vou fazer esse rodízio. A saída do Andrezinho estava engatilhada, pois ele se esforçou muito contra o Bangu. Temos que olhar para isso com carinho e saber o momento certo de pouparmos o atleta. Temos que contar com essa sensibilidade. Minha ideia é o Dória voltar à equipe já nesta quarta”, afirmou.

SEEDORF ENTRA NO 2º TEMPO, BOTA EMPATA E TIRA PRESSÃO DE OSWALDO

  • O primeiro clássico da temporada de Botafogo e Fluminense terminou empatado em 1 a 1. O Tricolor saiu na frente com Wellington Nem. Entretanto, Seedorf saiu do banco de reservas na segunda etapa e melhorou o toque de bola da equipe alvinegra, que chegou ao empate com Bolívar, após cruzamento do camisa 10. O resultado tira um pouco da pressão sobre o técnico Oswaldo de Oliveira, pois o treinador teve sua saída pedida por torcedores...

Além de Andrezinho e Bolívar, quem também está na mira do treinador para descansar é o lateral direito Gilberto. Oswaldo lembrou que o jovem atleta está se recuperando de uma lesão na coxa direita e por isso não está no mesmo nível dos demais. Mas para que ele possa descansar, Lucas deve ter uma melhora nos próximos dias para assumir a titularidade.

“O Lucas já treinou dois, três dias nesta semana, mas não está preparado. Ainda temos segunda e terça para ele melhorar. Se tiver no nível que espero irá iniciar na quarta [contra o Audax]. O Gilberto teve uma lesão, começou a temporada diferentemente e jogou pela terceira vez consecutiva. Acho que é a hora da troca”, ponderou.

Após empatar com o Fluminense, o Botafogo chegou aos cinco pontos, mas permanece na terceira colocação do Grupo A da Taça Guanabara. Na próxima rodada, o Alvinegro encara o Audax, nesta quarta-feira, em Moça Bonita. O Glorioso se reapresenta nesta segunda-feira a tarde, no Engenhão.