Topo

Carioca - 2019

Abel analisa estreantes do Flu, diz que Felipe foi além do esperado e exalta Fred

Felipe teve atuação regular, mas mostrou fôlego e suportou os 90 minutos - Bruno Turano/Photocamera
Felipe teve atuação regular, mas mostrou fôlego e suportou os 90 minutos Imagem: Bruno Turano/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/01/2013 06h01

O empate por 2 a 2 entre Fluminense e Friburguense na noite da última quarta-feira, no Engenhão, também marcou três estreias na equipe carioca. O armador Felipe, que voltou a defender o time das Laranjeiras após oito anos, o lateral esquerdo Monzón, que foi contratado recentemente, e o atacante Fred, que disputou seu primeiro jogo nesta temporada. Apesar do resultado não ter sido o esperado, o técnico Abel Braga elogiou o desempenho do trio.

"Valeu porque o Felipe, depois de muito tempo [sem atuar], teve um desempenho sinceramente acima do que eu esperava. Ele não jogava há muito tempo e aguentou 90 minutos em campo. A ideia no começo era dele só atuar por 60 minutos e ele foi bem", comentou o treinador.

Felipe teve bom desempenho na primeira etapa, distribuindo bons passes e quase marcando um gol logo aos dois minutos. Com o cansaço, o jogador de 35 anos caiu de rendimento no segundo tempo, mas teve atuação regular. A recepção da torcida - pouco mais de 2,6 mil presentes - também foi positiva. O camisa 16 teve o nome gritado pelas arquibancadas antes do apito inicial.

Mais tímido que Felipe, Monzón pouco apareceu no ataque, arriscou alguns chutes e buscou tabelas. O técnico Abel Braga pediu paciência com o jogador argentino, que terá que passar por um processo de adaptação ao futebol brasileiro nas próximas partidas.

"Foi o primeiro jogo do Monzón, ele sentiu um pouquinho a estreia, mas é normal. É um futebol diferente, um ritmo diferente. Ele é um jogador argentino que vem do futebol francês. Lá eles não tem tanta obrigação de subir ao ataque", explicou Abelão, que também exaltou o desempenho de Fred, que atuou por cerca de 30 minutos, mas teve boas chances de marcar e ajudou a melhorar o desempenho do Fluminense.

"Nosso artilheiro e capitão mostrou, depois de dois meses fora, a importância dele na área. Agora no sábado ele vai começar de início. Nos 30 minutos que jogou, teve uma presença fantástica. Tudo está começando a se definir de forma muito clara", finalizou o treinador.

A equipe das Laranjeiras lidera o grupo B da Taça Guanabara com oito pontos em quatro jogos e volta a campo no próximo sábado, às 19h30, contra o Quissamã, no estádio Moacyrzão, em Macaé.