Topo

Carioca - 2019

Abel não garante Fred e Jean contra o Vasco por desgaste na seleção: "depende deles"

Jean (esq.) e Fred não são presença garantida no clássico contra o Vasco - Ricardo Ayres/Photocamera
Jean (esq.) e Fred não são presença garantida no clássico contra o Vasco Imagem: Ricardo Ayres/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/02/2013 06h01

Destaques na conquista do título Brasileiro do Fluminense em 2012, o atacante Fred e o volante Jean começaram 2013 em alta. Ambos marcaram na vitória por 3 a 0 sobre o Quissamã, no último sábado, e foram convocados para o amistoso entre seleção brasileira e Inglaterra, na próxima quarta-feira. O desgaste da partida e da viagem, porém, faz com que a dupla seja dúvida para o clássico contra o Vasco, no próximo sábado.

Fred e Jean se apresentam na noite de domingo, junto dos demais convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Após o amistoso, eles retornarão ao Brasil na noite de quinta-feira, chegando sexta pela manhã. Sem condições de disputar nenhum treino antes do clássico, a escalação dependerá mais dos atletas.

"Quem define [se jogará] é o jogador. Ele vai dizer se está em condições normais ou não. Tem que entrar em campo e dar o máximo, então não tem que ser herói e jogar no sacrifício. Se entrou é um clássico. Não farão treinamento, esquece. Agora sobre jogar ou não, depende deles", disse o técnico Abel Braga, que recebeu a informação de que o atacante Fred atuará por 45 minutos.

"Cada jogador reage diferente e teremos que esperar. Em relação ao Fred, já ouvi alguma coisa no sentido de que ele jogará meio tempo, enquanto o Luis Fabiano jogará o outro. Sobre o Jean não sei. Se vai começar jogando, se vai entrar. E tem ainda o Valencia, que deve atuar os 90 minutos, mas chegará bem mais cedo ao Rio", lembrou Abel, citando o volante colombiano, convocado para o amistoso contra a Guatemala na mesma data.

Volta de Wellington Nem
Se poderá não contar com algum dos convocados, Abel Braga terá o retorno do atacante Wellington Nem, que desfalcou a equipe contra o Quissamã. O camisa 11 sofreu uma pancada no tornozelo esquerdo no clássico contra o Botafogo e não treinou durante a última semana, mas a presença é praticamente certa no duelo contra os vascaínos.

"O Gum está recuperado, mas não deve fazer coletivo e não sei se será ideal entrar em campo sem jogar num clássico, mas o Wellington Nem estará recuperado", completou o treinador do Fluminense, que aprovou a atuação de Marcos Junior, escolhido para substituir o atacante titular.

Com três vitórias em cinco jogos, o Fluminense lidera o grupo B da Taça Guanabara com 11 pontos. O Flamengo tem dez pontos e pode retomar a liderança na partida contra o Nova Iguaçu, neste domingo, às 17h, no Engenhão. O Fluminense se reapresenta na segunda-feira, às 16h30, nas Laranjeiras.