Topo

Carioca - 2019

Eder Luis encerra jejum de oito meses, espanta pressão e anima Vasco para série decisiva

Eder Luis comemora o gol na partida contra o Audax que encerrou um jejum de 8 meses - Marcelo Sadio/Site oficial do Vasco/Divulgação
Eder Luis comemora o gol na partida contra o Audax que encerrou um jejum de 8 meses Imagem: Marcelo Sadio/Site oficial do Vasco/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/02/2013 06h10

A vitória por 2 a 0 sobre o Audax e o fato de depender apenas de suas forças para avançar à fase final da Taça Guanabara não foram os únicos motivos que o Vasco teve para comemorar na partida do último domingo, em São Januário. Além da elogiada atuação coletiva, o cruzmaltino viu o atacante Eder Luis recuperar parte de seu bom futebol e encerrar um jejum de gols que já durava quase oito meses no estádio vascaíno.

A última vez que Eder balançou as redes de São Januário havia sido no dia 30 de junho de 2012, na vitória do Vasco por 3 a 2 sobre a Ponte Preta, no Campeonato Brasileiro.

Veja os gols da vitória do Vasco sobre o Audax por 2 a 0

E o gol deste domingo ajudou ainda o atacante a espantar a pressão que vinha sofrendo na equipe. Com o "xodó" Bernardo no banco de reservas, Eder viu sua vaga de titular ser ameaçada recentemente por conta de atuações irregulares.

O técnico Gaúcho, porém, tratou de tranquilizar o atacante e mostrou animação com o desempenho de Eder diante do Audax.

"Espero que o Eder continue com esta condição técnica que mostrou hoje [domingo]. Vem melhorando bastante e é uma opção muito grande para o Vasco nestes próximos jogos, principalmente pela velocidade. Além de tudo, ainda ajuda na marcação. Torcemos para que ele possa manter uma boa fase", disse o técnico.

Gaúcho ainda tratou de minimizar a substituição do jogador na partida do último domingo. "Ele só saiu porque sentiu um cansaço, mas nada de preocupante", ressaltou o comandante vascaíno.

E a ajuda do atacante será fundamental em uma sequência que irá definir a sorte do Vasco no primeiro turno do Campeonato Carioca. Primeiro, o time encara o Duque de Caxias, no próximo domingo, precisando de uma vitória para avançar à fase final. Na sequência, caso se classifique, o cruzmaltino poderá ter dois clássicos na semi e final da Taça Guanabara, onde não terá vantagem do empate, como os rivais.