Topo

Carioca - 2019

Dorival barra 'gordinhos', rebeldes e vê promessas esquecidas no Fla

Barrado no Flamengo, lateral Ramon treina separadamente em busca de nova chance - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Barrado no Flamengo, lateral Ramon treina separadamente em busca de nova chance Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/03/2013 06h10

Com cinco contratações, alguns retornos de empréstimo e a necessidade de melhorar os resultados da última temporada, o técnico Dorival Júnior não economizou em mudanças no time do Flamengo para este início de 2013. Com alterações na formação principal, antigos titulares perderam espaço e não conseguiram recuperar a vaga até o momento, após nove jogos.

E os motivos são os mais diversos para as trocas. O primeiro a sofrer foi o lateral esquerdo Ramon. Com uma expulsão “desnecessária”, como o próprio atestou, na primeira partida, ele deu vaga a João Paulo e não voltou mais. Em seguida foi a vez do “gordinho” Renato Santos. Unanimidade em 2012, o zagueiro viu seu prestígio diminuir em função do visível aumento de peso nesta temporada.

Por fim, foi a vez das promessas serem praticamente esquecidas pelo técnico do Flamengo. Utilizados como soluções para a escassez de qualidade em 2012, Adryan, Mattheus e Thomás foram deixados de lado em 2013. Enquanto os dois primeiros tiveram problemas nos bastidores, o terceiro sofreu com lesões e falta de ritmo de jogo.

Adryan viu seu talento questionado, enquanto Mattheus teve que encarar uma rejeição interna após a polêmica negociação com a Juventus, da Itália. Já Thomás se juntou aos dois companheiros e vem treinando separadamente para se recuperar de uma entorse no tornozelo direito.

“É uma questão de opção, mas não esqueci de ninguém. Todos terão suas chances. Alguns apareceram bem neste começo de temporada e estão merecendo ficar no time. Espero ter todos no mesmo nível em breve”, argumenta Dorival Júnior.

Em seu discurso, o treinador ressalta o surgimento de Rafinha e Rodolfo. Novatos entre os profissionais, os jovens aproveitaram suas oportunidades e se tornaram praticamente intocáveis, fazendo comissão técnica e torcida esquecerem as antigas promessas.

E para a próxima partida, na estreia da Taça Rio, dificilmente os esquecidos conseguirão recuperar seus espaços. A tendência é que Dorival continue escalando João Paulo, Wallace, Rodolfo e Rafinha nas vagas de Ramon, Renato Santos e outros “ignorados” do elenco.