Topo

Carioca - 2019

Flu 'ignora' perda de título e aumenta peso de decisão na Libertadores

Queda do Fluminense no Campeonato Carioca foi minimizada nos bastidores do tricolor - Júlio César Guimarães/UOL
Queda do Fluminense no Campeonato Carioca foi minimizada nos bastidores do tricolor Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Volta Redonda (RJ)

06/05/2013 06h00

A derrota por 1 a 0 para o Botafogo e a perda do título da Taça Rio não incomodaram muito o Fluminense. Apesar do tom de lamentação do técnico Abel Braga e de alguns jogadores após o clássico que definiu o título estadual para o rival de forma antecipada, o clima no vestiário tricolor era tranquilo após o duelo deste domingo. O grupo tricolor recebeu bem o revsultado negativo e mostrou que não se abateu.

Na ponta da língua, todos lembravam que o time lutou até o fim contra o Botafogo e queria o título da competição estadual. Nas conversas informais, porém, muitos deixavam claro que o foco do tricolor é outro: a Copa Libertadores.


"Sabíamos que era muito complicado. O desgaste foi intenso. Hoje foi só uma prévia, vamos deixar para lá. Quarta é o que interessa mesmo", disse um membro da comissão técnica, em conversa na porta do vestiário, lembrando do confronto da próxima quarta-feira, contra o Emelec.

E, de fato, jogadores, comissão técnica e diretoria pareciam só pensar na competição sul-americana. “Este jogo é uma questão de honra. Precisamos passar”, resumiu o técnico Abel Braga ao comentar a importância do duelo contra o time equatoriano na partida de volta das oitavas de final.

Para muitos, a sensação era que a decisão contra o Botafogo era apenas um ensaio para o jogo de quarta-feira. Com o adversário jogando por um empate para conquistar a Taça Rio e o Campeonato Estadual, o desânimo tricolor com a decisão foi refletido nas arquibancadas. Enquanto alvinegros lotavam o estádio em Volta Redonda, cerca de 30% da carga destinada aos tricolores não foi vendida.

Espaços vazios no meio da torcida e uma reação tranquila ao resultado negativo mostravam que as principais atenções estavam longe do Campeonato Carioca.

“Este grupo tem maturidade suficiente para virar a página. Este resultado [derrota na final] não influencia em nada nosso compromisso para quarta. Minha preocupação agora é apenas repousar. Temos que descansar bastante e recuperar os jogadores. Em menos de 72 horas temos o jogo mais importante até aqui”, lembrou Abel.

E mesmo com todos buscando minimizar o revés, o Fluminense tem motivos para se preocupar. Com derrotas nos dois últimos jogos, o time precisa de uma vitória sobre o Emelec [simples, ou por dois gols em caso de gol do Emelec] para evitar uma nova queda na quarta-feira. O duelo no Equador terminou em 2 a 1. Desta vez, porém, o clube entra em campo com motivos de sobra para se preocupar, já que um revés significará o fim do semestre para o elenco das Laranjeiras.