Topo

Carioca - 2019

Fã de Bob Marley, Seedorf ganha funk, pagode e 'proibidão' no Botafogo

Seedorf coleciona homenagens musicais, mas nenhum reggae pintou na internet - Celso Pupo / Fotoarena
Seedorf coleciona homenagens musicais, mas nenhum reggae pintou na internet Imagem: Celso Pupo / Fotoarena

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/05/2013 06h07

Seedorf chegou ao Botafogo em junho de 2012 e logo deixou bem claro ser fã de um bom reggae e, consequentemente, de Bob Marley. O holandês virou ídolo alvinegro e já coleciona homenagens em pouco mais de 10 meses de clube. Porém, a realidade no Brasil é diferente e o camisa 10 já foi lembrado por artistas e torcedores com pagode, funks e até mesmo um ‘proibidão’ – música do mesmo ritmo carioca com muitos palavrões.

Até o momento a de maior sucesso é o ‘proibidão’, que conta com aproximadamente 25 mil visualizações no YouTube. O funk foi criado pelo MC Sharkman, que abusou dos de termos impróprios para exaltar Seedorf no Botafogo. “Agora f.. que o Seedorf chegou, cumpade” e “O cara sai lá da p... que o pariu para brilhar e fazer gol aqui no Rio de Janeiro. Tem que gostar muito do Brasil. É o Fogão c...".

O cantor ainda aproveita para provocar o Flamengo em um outro trecho. “Não tem Ronaldinho, não tem Vagner Love, agora quem manda é o holandês, é o Seedorf”, além de exaltar a Torcida Jovem do Botafogo, uma das mais tradicionais organizadas do clube alvinegro.

Em outra versão, criada por MC Bolado e Peter Pan, Seedorf é comparado ao super-homem, já que o funk é baseado na música do filme do super-herói. Os cantores, inclusive, lembram a estrela como símbolo do clube em uma parte da música. "Não podemos esquecer das estrelas do Fogão, que junto com o super-homem formam a constelação”.

Botafogo comemora título com Seedorf cantor e invasão da torcida

  • A conquista do Campeonato Carioca mexeu com os botafoguenses. Após vencer o Fluminense por 1 a 0 na decisão da Taça Rio, em Volta Redonda, os jogadores fizeram uma verdadeira maratona para comemorar junto com sua torcida. Empolgados, os alvinegros invadiram a sede do clube em General Severiano e puderam presenciar uma cena inusitada. Seedorf pegou o microfone e roubou a cena. O holandês cantou a música “One love”, de Bob Marley, e levou os torcedores ao delírio.

Mas não são apenas os funkeiros que criaram músicas para Seedorf. Torcedores do Botafogo também decidiram homenagear o holandês. Um deles virou hit da internet por ser um dos primeiros funks sobre o camisa 10. Intitulado de “Moleke Rato”, o vídeo teve mais de 22 mil visualizações.

Além do ritmo carioca, Seedorf também foi ganhou um pagode. A música de Jônatas Rosas e Leandro Cavaco é, de longe, a com a maior letra. “Pro time adversário é prejuízo, Seedorf é o mastro do Fogão”. No refrão, os torcedores usam o apelido do holandês entre os jogadores: “Olha a jogada do Sido, olha a jogada do Sido. Seedorf é o Botafogo”.

As músicas, no entanto, não tem ligação com o título do Campeonato Carioca de 2013, conquistado no último domingo após vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense. As ideias foram exploradas desde a chegada de Seedorf ao Botafogo. Todos os vídeos foram postados entre 9 e 10 meses.