Topo

Carioca - 2019

Estreia de Marquezine e Lula no poder: a última vez do Vasco campeão no Rio

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2015 06h00

A ansiedade do torcedor vascaíno é grande. Há 12 anos o clube não conquista o Campeonato Carioca e a possibilidade de pôr fim ao tabu depende de ao menos um empate neste domingo, a partir das 16h, contra o Botafogo. O longo período sem título fez o UOL Esporte voltar no tempo e trazer ao internauta o que de curioso e mais importante aconteceu no mundo em 2003, última vez em que o Cruzmaltino chegou ao topo do Rio de Janeiro (veja o álbum completo acima). 

Lula assumindo a presidência do Brasil, Michael Jackson sendo preso, Bruna Marquezine estreando nas telinhas, Michael Jordan encerrando a carreira no basquete, Neymar criança, Cristiano Ronaldo coadjuvante, Messi nos juniores e Facebook inexistente, foram alguns dos fatos pitorescos daquele ano.

Jogador do Middlesbrough (ING) em 2003, o hoje técnico do Vasco, Doriva, minimiza os números desfavoráveis que caem sobre o Cruzmaltino e pede foco somente na final de agora.

“Estatística é boa para observar, mas é um jogo novo, chance de escrever nova historia. Não influencia. Tem que focar no jogo, fazer a leitura correta do momento e colocar em prática nosso jogo”, disse antes do primeiro clássico da decisão.

Por ter vencido por 1 a 0 o duelo inicial com o Botafogo, o Vasco joga pelo empate para ficar com o título. Caso o Alvinegro vença por uma diferença de um gol, a partida irá para os pênaltis.