Espanha encara França na Euro-12 para acabar com 'freguesia' e confirmar sua força

Do UOL, em São Paulo

  • Michael Sohn/AP

    Fernando Torres disputa vaga de titular da seleção espanhola com Fàbregas

    Fernando Torres disputa vaga de titular da seleção espanhola com Fàbregas

Atual campeã europeia e mundial, a Espanha desafia um tabu nas quartas de final da Euro-12. Para a partida deste sábado em Donetsk (Ucrânia), a Fúria encara uma adversária que desperta preocupação. A França nunca perdeu para os espanhóis em partidas válidas por competições oficiais.

As duas seleções já se enfrentaram seis vezes em torneios importantes (Copa do Mundo, Eurocopa e eliminatórias para as duas competições) e os franceses levam ampla vantagem. Os Bleus ganharam cinco vezes e empataram uma. No último jogo, a França derrotou a Espanha por 3 a 1 nas oitavas de final da Copa-06.

Na primeira fase, a Espanha terminou na liderança do grupo C, mas recebeu algumas críticas da imprensa local por apresentar um futebol abaixo do esperado. Os franceses ficaram em segundo lugar no grupo D e a derrota por 2 a 0 para a eliminada Suécia na última rodada deixou o clima tenso na equipe.

O vencedor do duelo entre Espanha e França enfrentará Portugal na semifinal, em jogo marcado para o dia 27 em Donetsk.

Espanha e França jogam neste sábado às 15h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv e da Bandeirantes e acompanhamento do Placar UOL Esporte.

ESPANHÓIS FALAM EM CHANCE DE VINGAR ELIMINAÇÃO NA COPA-06

  • Alex Livesey/Getty Images

    Há seis anos, a França derrotou a Espanha por 3 a 1 nas oitavas de final da Copa do Mundo. A Fúria guardou este jogo como uma lição e espera tê-la aprendido bem. "Subestimamos os franceses em 2006. Não prestar muita atenção nos adversários é uma característica típica espanhola", disse o treinador Vicente del Bosque. A receita para evitar a repetição do erro? Respeitar o adversário. "A França era a seleção mais forte do grupo D. São fortes e organizados. Jogaram como nós", comparou. Sergio Ramos pensa um pouco diferente. "Das derrotas contra a França, aquela que ficou na nossa cabeça é a da Copa-06. Teremos uma chance de vingança", afirmou o defensor.

  • LEIA MAIS

  • "Espanha é favorita, mas tudo pode acontecer", afirma Zidane sobre rival da França na Euro

TÉCNICOS PLANEJAM MUDANÇAS E ESCONDEM ESCALAÇÕES

  • Juan Carlos Cárdenas/EFE

    Tanto Vicente del Bosque como Laurent Blanc fazem mistério em torno das escalações das duas equipes. Do lado espanhol, Del Bosque sugeriu que pode fazer uma mudança no setor ofensivo – a disputa por uma vaga está entre Fàbregas e Fernando Torres. "Claro que temos algumas dúvidas quanto à escalação. Não temos a verdade absoluta e tentaremos algumas coisas", disse. Já Blanc não contará com Mexès, suspenso; Koscielny deve ocupar seu lugar no miolo da zaga. Nasri ainda pode ceder seu lugar para Ménez, que foi muito bem contra a Ucrânia. "O nível de jogo da Espanha é muito superior ao nosso, então definitivamente nós vamos nos adaptar ao estilo deles", comentou.

DISCUSSÕES NOS VESTIÁRIOS FAZEM FRANÇA RELEMBRAR PESADELO DE 2010

  • AFP PHOTO / FRANCK FIFE

    O clima parecia tranquilo na seleção francesa, que havia apresentado bom futebol nas partidas contra Inglaterra e Ucrânia. A derrota por 2 a 0 para a Suécia, porém, foi suficiente para mudar o ambiente. Após o jogo, alguns jogadores bateram boca nos vestiários e até o treinador Laurent Blanc se irritou com Ben Arfa. Os desentendimentos foram bastante explorados pela imprensa francesa, que relembrou o fiasco dos Bleus na Copa do Mundo-2010. A comparação foi inevitável, pois as brigas extracampo foram as grandes responsáveis pelo fiasco francês na África do Sul.

  • LEIA MAIS

  • Técnico francês admite que jogadores discutiram no vestiário após derrota para Suécia

BENZEMA ENCARA COLEGAS DE CLUBE PARA MARCAR SEU 1º GOL NA EURO-12

  • Rungroj Yongrit/EFE

    Embora seja um dos jogadores que mais finalizam na Euro-12, Karim benzema passou em branco na primeira fase. Para encerrar o jejum, o atacante francês terá que superar velhos conhecidos: Casillas, Sergio Ramos, Arbeloa e Xabi Alonso são seus companheiros no Real Madrid. A amizade ficará para trás assim que o jogo começar. "Benzema pode não ter tido um bom começo, mas é um atacante que trabalha pela equipe. Ele faz a diferença e pode fazer um gol a qualquer minuto gol, mas espero que não marque no sábado", disse Sergio Ramos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos