Jornal italiano se desculpa após publicar charge de Balotelli como King Kong

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Mario Balotelli é retratado como King Kong<br> em charge no jornal Gazzetta dello Sport

    Mario Balotelli é retratado como King Kong
    em charge no jornal Gazzetta dello Sport

O jornal Gazzetta dello Sport, diário esportivo mais vendido na Itália, causou polêmica ao publicar uma charge em que o jogador Mario Balotelli é retratado como King Kong.

A charge foi publicada no dia do confronto entre Itália e Inglaterra pela Eurocopa, e mostra Balotelli no alto do Big Ben, em alusão à cena do filme em que King Kong sobe no Empire State.

Segundo o jornal inglês The Guardian, o empresário de Balotelli ficou "profundamente infeliz" com o que foi descrito como um desenho "horrível". Antes da Euro, o jogador avisou que deixaria o campo caso fosse alvo de ofensas racistas, o que acabou acontecendo nos jogos contra Espanha e Croácia.

O jornal italiano admitiu que a charge de Valerio Marini "talvez não seja o melhor trabalho do cartunista" e se defendeu: "Se alguns leitores acharam a charge ofensiva, pedimos desculpas. Mas os que acusam a Gazzetta de racismo estão exagerando. O jornal tem lutado contra toda a forma de racismo nos estádios e condenou as vaias a Balotelli como uma inaceitável falta de civilidade".  

O grupo Kick It Out, que combate o racismo no futebol, condenou a charge da Gazzetta: "Os aspirantes a jogador na Itália que pretendem seguir os passos de Balotelli odem começar a pensar que tipo de apoio terão quando chegarem a esse nível e verem charges como essa. Não é a primeira vez que Mario sofre com esse tipo de coisa e pensamos que a mídia tem uma responsabilidade". 

Mario Balotelli dentro e fora de campo
Mario Balotelli dentro e fora de campo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos