Eurocopa-2012 quebra recordes e vê crescimento de audiência em todo o mundo

Das agências internacionais

Em Varsóvia (Polônia)

  • AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

    Esta edição da Eurocopa já bateu vários recordes de audiência por todo o mundo

    Esta edição da Eurocopa já bateu vários recordes de audiência por todo o mundo

Os craques da Eurocopa, como: Cristiano Ronaldo, Mario Balotelli, Sami Khedira e Iker Casillas fizeram os fãs de todo mundo sonharem com suas jogadas. Dessa maneira, a Uefa conseguiu aumentar seu índice de audiência mundial.

"A audiência de países neutros está aumentando, ou seja,  é dizer que cresceu em países que não estão participando da Eurocopa ou aqueles que não seguem o futebol de alto nível mundial", diz Alexandre Fourtoy, diretor da área de comunicação da UEFA.


A Uefa obteve 206 compradores de direitos. Para efeito de comparação, a Fifa conta com 206 federações membros. Conclusão: "nenhum território está sem cobertura", explicou Fourtoy.

O futebol europeu avança assim em todo o planeta. O mercado da América do Norte, que é sempre muito baixo, registrou um aumento de audiência de 95% em comparação com a edição de quatro anos trás da Euro.
Os Estados Unidos também são responsáveis pela maioria dos acessos no site oficial da Uefa durante o torneio.  A cobertura "ao vivo" do torneio também avançou no Japão com um crescimento de 46%.

Países como China, Brasil, Austrália, África do Sul, Canadá e Malásia também apresentaram maior interesse nesta edição da Eurocopa.

O duelo entre Espanha e Itália, que terminou empatado em 1 a 1, no dia 10 de junho pelo grupo C em Gdansk, teve o ranking mais alto na Austrália em comparação com qualquer outra partida da Eurocopa-2008, incluindo a decisão entre Espanha e Alemanha. Na China, esse duelo atraiu sete milhões de pessoas, um aumento de 25% em relação ao ano de 2008.

Fourtoy explicou que a "Eurocopa está tão forte" porque "existe sempre uma dimensão particular entre Espanha e Portugal (uma semifinal em 2012) que não existe entre Costa do Marfim e México, por exemplo, no Mundial".
As audiências de televisão fechada na África do Sul cresceram 230% em relação a 2008 e caíram apenas 30% se comparado com os jogos da primeira fase do Mundial-2010.

Porém, na Europa, os níveis de audiência foram altíssimos. O duelo entre Itália e Inglaterra pelas quartas de final foi o mais visto no Reino Unido desde a Eurocopa de 2004, com 20,3 milhões de telespectadores.

A surpresa fica por esses números superarem os níveis de audiência de eventos importantes no Reino Unido, como Príncipe Guillermo e o Jubileu de Diamante da rainha Isabel II. Os recordes de audiência também se confirmaram na Alemanha e na Espanha.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos