Técnico italiano diz que cansaço e tempo de preparação influenciou na final da Eurocopa

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Charles Platiau

    O técnico da Itália, Cesare Prandelli e o capitão Gianluigi Buffon na final da Euro-2012

    O técnico da Itália, Cesare Prandelli e o capitão Gianluigi Buffon na final da Euro-2012

O treinador italiano, Cesare Prandelli, lamentou o cansaço que sua equipe apresentou na final da Euro-2012, neste domingo, ao perder  de 4 a 0 em Kiev, uma quantidade de gols que a Itália não tomava há 33 anos, e deu uma nota oito de dez para a atuação de seus jogadores no torneio.

O treinador lamentou que sua equipe ficou com dez jogadores no últimos 30 minutos da partida, após lesão do ítalo-brasileiro Thiago Motta, cinco minutos depois de entrar no lugar de Riccardo Montolivo.
Foi a terceira substituição da Itália, que não podia mais fazer alterações.

"Montolivo estava exausto.
Nosso meio-campo não tinha energia. Estávamos cansados. Não tínhamos a força necessária", disse Prandelli. "Eles estavam muito melhores fisicamente. Rapidamente percebemos na partida como era necessário correr para marcá-los, e como estávamos cansados. Isso acabou desequilibrando, somos uma equipe que deve estar fisicamente bem para fazer o seu melhor", afirmou o técnico.

"Acho que jogamos um grande torneio e só queria que tivéssemos tido mais dias de preparação antes da partida", falou Prandelli. "Para a participação da minha equipe no torneio dou uma nota oito de dez. Fizemos jogos excelentes, mas faltou energia no final. Os jogadores trabalharam bem e mostraram que você pode perder com dignidade", acrescentou o treinador.

A Itália disputou sua semifinal na quinta-feira contra a Alemanha (2-1), enquanto a Espanha jogou contra Portugal no dia anterior, embora a partida dos campeões ter durado 120 minutos mais as cobranças de pênalti, que os classificaram para a final. 

O capitão italiano Gianluigi Buffon disse que a derrota foi mais aceitável por ter sido contra um time com um valor 'inestimável'. "Contra a Espanha a derrota é mais aceitável . Foi uma bela aventura.
No final, você tem que ganhar, mas hoje jogamos contra uma equipe de valor inestimável ", disse Buffon.

O zagueiro e lateral-esquerdo da 'Azzura' Chiellini ressaltou a dificuldade de jogar uma competição no fim da temporada. "
Em final de temporada é difícil você se recuperar de quinta a domingo em jogos de tão alta intensidade. Infelizmente não conseguimos jogar como antes, mas ninguém pode dizer nada, porque demos tudo, e desde meados de maio nós trabalhamos para chegar à final", finalizou o defensor.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos