UOL Esporte Campeonato Francês
 
16/12/2009 - 17h58

Com gol de Jussiê, Bordeaux vence e dispara; Olympique é vice-líder

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Jogando diante de sua torcida no Stade de la Mosson, o Montpellier tinha nesta quarta-feira a esperança de superar o líder do Campeonato Francês e diminuir a diferença da ponta da tabela para apenas um ponto. Mas Jussiê não deixou. Com um gol do brasileiro, o único da partida, o Bordeaux venceu os donos da casa e viu a distância para o Montpellier, agora terceiro colocado, aumentar para sete pontos.

O novo vice-líder é o Olympique, que virou no final diante do Lille e ganhou por 2 a 1, fora de casa, e chegou aos 31. Apesar de a competição ter chegado a 17ª etapa no último fim de semana, a rodada desta quarta-feira foi válida pela 11ª rodada do campeonato. Os jogos haviam sidos adiados em função do surto de gripe suína que atingia – e ainda atinge – o país da França.

Tanto Bordeaux como Montpellier vinham em excelente fase no Francês, tanto que ambas buscavam a quarta vitória consecutiva no torneio. Porém, o feito foi conseguido apenas pelo time de Jussiê, que chegou aos 37 pontos na tabela, contra 30 do Montpellier - que ainda tem um jogo a menos que os atuais líderes (16 contra 17).

O Olympique de Marselha, que não pôde contar com os brasileiros Brandão, suspenso, e Hilton, com gastroenterite, saiu atrás no placar diante do Lorient. Mas Dede Ayew, aos 23min do segundo tempo, e Diawara, aos 45min, garantiram os três pontos e a vice-liderança para o time de Marselha, que chegou aos 31.

Porém, quem mais subiu na tabela nesta 11ª rodada do Campeonato Francês foi a equipe do Lyon, que garantiu uma vitória por 2 a 0 diante do Boulogne, com gols de Pjanic e Delgado, e saiu da nona colocação para a quarta, alcançando 29 pontos e entrando na zona de classificação para a Liga Europa. Por outro lado, o Boulogne segue na vice-lanterna, com apenas 12.

O brasileiro Nenê, artilheiro do Campeonato Francês, com 10 gols, passou mais uma rodada em branco. Porém, o gol de seu companheiro de equipe, Park Chu-Young, foi suficiente para garantir a vitória diante do Rennes por 1 a 0, em casa, e levar o Monaco aos 25 pontos. Mas mesmo com o triunfo, o time de Nenê segue na zona intermediária da tabela, na 11ª posição.

Na briga pelas últimas posições, o Le Mans venceu a segunda consecutiva e deixou a zona de rebaixamento, ao contrário do Grenoble, que com a derrota por 1 a 0 segue na última colocação, com apenas seis pontos e uma vitória em toda competição. Já o Nancy venceu o Nice por 2 a 0, em casa.

No último jogo da 11ª rodada, que foi realizado um pouco mais tarde que os demais, o PSG empatou por 1 a 1 com o Lens, em Paris. O volante Makelele (ex-Real Madrid), de 37 anos, deu uma de atacante, tabelou com Erding dentro da área e abriu o placar. Mas praticamente no lance seguinte ao gol, Maoulida empatou para os visitantes. O resultado impede que o PSG, agora com 26 pontos, alcance o 'pelotão de frente' do Francês.

Jussiê decide para o Bordeaux

O domínio da posse de bola era do Bordeaux, mas as melhores oportunidades durante a etapa inicial eram todas dos anfitriões. Sem objetividade, o líder do campeonato tocava a bola sem conseguir encontrar espaços para chegar com perigo ao gol do Montpellier, que com toques rápidos avançava facilmente até a área adversária e já havia tido um gol anulado, logo aos 3min, por impedimento.

Mesmo superior, a melhor chance do primeiro tempo não apareceu para os donos da casa, e sim para os visitantes. Em falta pela esquerda, próxima à área, o atacante Victor Montaño colocou a mão na bola. Pênalti. Mas o francês Gourcuff bateu fraco, no meio do gol e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. O jogo caiu de produção após a cobrança de pênalti e não teve mais uma ameaça sequer, de ambos os lados.

Ao contrário do primeiro tempo, o segundo voltou mais aberto e com boas chances para as duas equipes. O brasileiro Jussiê quase marcou aos 4min, após driblar zagueiro dentro da área. Porém, foi travado pela defesa rival. No lance seguinte, Alberto Costa invadiu a área livre, mas se atrapalhou com a bola e conseguiu apenas dar um chute fraco, em cima do goleiro.

E o mesmo Jussiê foi quem abriu o placar, aos 11min da etapa final. O camisa 10 do Bordeaux recebeu uma bola desviada na zaga adversária, invadiu a área, se livrou do zagueiro e bateu de esquerda, cruzado, sem chances para o goleiro. A partir daí, os donos da casa se jogaram ao ataque, mas a mesma ineficiência mostrada no primeiro tempo fez com que o Montpellier não conseguisse chegar nem mesmo ao empate.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host