UOL Esporte Campeonato Francês
 
06/01/2010 - 17h02

"Barcelona nortista", Lille se torna sensação na França com ataque poderoso

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O atacante brasileiro Túlio de Melo se tornou um dos destaques do Lille, sensação da <I>Ligue 1</I>

    O atacante brasileiro Túlio de Melo se tornou um dos destaques do Lille, sensação da Ligue 1

Enquanto o Bordeaux parece caminhar tranquilamente rumo ao bicampeonato francês, a briga pelas outras posições do alto da tabela do torneio segue acirrada. No entanto, quem pensa que o Lyon está no meio desta disputa leva uma surpresa ao conferir a classificação da Ligue 1. Com uma sequência de vitórias no fim do primeiro turno, o Lille se tornou a sensação da temporada e aparece na vice-liderança. Muito deste sucesso se deve à força do ataque da equipe, que conta com um brasileiro entre seus destaques.

Há algumas temporadas, quando era comandado pelo técnico Claude Puel, hoje no Lyon, o Lille também surpreendeu. A modesta equipe do norte da França se classificou seguidas vezes para a Liga dos Campeões mesmo com um elenco formado por jogadores pouco conhecidos. Após o desmanche daquele elenco, o clube mudou sua postura ao trazer atletas de maior peso, como Patrick Kluivert em 2007/08. Em campo, porém, o resultado foi ruim: na referida temporada, o time ficou em sétimo.

O LOSC voltou a chamar a atenção quando adotou a velha ideia de reunir atletas de pouco destaque em busca de espaço. Para dar experiência ao grupo, o goleiro Mickaël Landreau, ex-Paris-Saint Germain e seleção francesa, foi contratado. Apesar disso, no começo desta temporada, o Lille obteve um péssimo desempenho. Nos quatro primeiros jogos no Campeonato Francês, o clube somou apenas um ponto.

O elenco ainda sentia os efeitos da falta de entrosamento, o que provocava uma oscilação no desempenho do time. Além disso, uma lesão afastou Landreau dos gramados. A equipe precisava de algo para, enfim, engrenar. Na 13ª rodada da Ligue 1, o Lille enfrentou o Bordeaux e derrotou os atuais campeões nacionais por 2 a 0. Era a dose de confiança que faltava aos jogadores.

Além do espírito renovado, o LOSC passou por outra mudança. Há algumas temporadas, a equipe sofria com a falta de força de seu setor ofensivo. Hoje, o time conta com o melhor ataque da França. Até agora, o Lille marcou 37 gols em 19 partidas, algo fora do padrão para o futebol francês – em 2009/10, a média de gols da Ligue 1 é de 1,3 por jogo.

Para se ter uma ideia de como o ataque do Lille se tornou temido, a imprensa local chama o clube de “Barcelona nortista”. Entre os responsáveis pelo alto número de gols marcados pelo clube, está Túlio de Melo. O atacante, que no Brasil atuou pelo Atlético-MG, balançou as redes duas vezes nesta temporada.

Além dele, outros destaques ficam com o marfinense Gervinho (artilheiro do campeonato com onze gols), o jovem Hazard, Cabaye e Frau, que reencontrou seu melhor futebol. O reflexo deste bom momento não aparece apenas no Campeonato Francês. O Lille vai bem na Liga Europa: o time passou pela fase de grupos da competição continental e terá um confronto complicado contra o Fenerbahce.

Com um ataque forte e um grupo unido graças à ausência de estrelas, o Lille mais uma vez se “intromete” entre os primeiros colocados do Campeonato Francês. Enquanto Lyon, Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain enfrentam dificuldades após investirem alto na formação de seus elencos, o LOSC mostra como é possível formar um time competitivo sem gastar tanto.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host