Topo

Morre torcedor do PSG envolvido em briga em clássico francês

No clássico contra Olympique, torcedores do PSG se envolveram em briga fora do Parc des Princes - Loïc Venance/AFP
No clássico contra Olympique, torcedores do PSG se envolveram em briga fora do Parc des Princes Imagem: Loïc Venance/AFP

Das agências internacionais

Em Paris (França)

18/03/2010 08h19

O torcedor do Paris Saint-Germain ferido em uma briga de torcidas do clube francês morreu na noite desta quarta-feira. O homem, de 37 anos, estava internado desde o fim de fevereiro após sofrer graves ferimentos na cabeça.

“Era algo que temíamos”, disse Brice Hortefeux, ministro francês do Interior, em entrevista à emissora de rádio RTL. Desde sexta-feira, considerava-se que o torcedor estava em “morte clínica”. Na segunda, foi retirada a aparelhagem que garantia a respiração artificial do torcedor.

A briga entre torcedores do Paris Saint-Germain ocorreu em 28 de fevereiro, data do clássico contra o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês. Membros de duas facções organizadas do PSG (Auteuil e Boulogne) se enfrentaram do lado de fora do estádio Parc des Princes, na capital francesa.

“Se for necessário dissolver os grupos de torcedores, faremos isso. Estou totalmente determinado a interromper o hooliganismo para garantir a segurança de todos aqueles que amam o esporte e impedir que dramas como esse sejam produzidos novamente”, comentou Hortefeux.

Na quarta-feira, a polícia francesa deteve cinco suspeitos da agressão ao torcedor do PSG. No clássico, a torcida do Olympique de Marselha preferiu não ir para Paris por não ter garantias suficientes de segurança.

O torcedor morto, identificado como Yann L., fazia parte do grupo Boulogne. Desde o incidente, o Paris Saint-Germain deixou de vender ingressos para seus seguidores nas partidas realizadas fora de casa.

Segundo Hortefeux, 662 pessoas consideradas violentas foram proibidas de entrar nos estádios do país.