Topo

Com vitória de virada, Bordeaux retoma a liderança do Campeonato Francês

O brasileiro Jussiê comemora gol de pênalti, que garantiu a virada do Bordeaux contra o Lille - Olivier Pon/Reuters
O brasileiro Jussiê comemora gol de pênalti, que garantiu a virada do Bordeaux contra o Lille Imagem: Olivier Pon/Reuters

UOL Esporte

Em São Paulo

21/03/2010 15h07

A liderança do Auxerre, que bateu o Le Mans por 2 a 1 neste sábado e assumiu a ponta do Campeonato Francês com 55 pontos, durou pouco. A vitória por 3 a 1 diante do Lille neste domingo, no estádio Jacques Chaban-Delmas, devolveu a liderança ao Bordeaux, que agora soma 56 pontos na tabela de classificação. O Montpellier, que venceu o Valenciennes por 2 a 1, tem o mesmo número de pontos do líder. Com a vitória no clássico contra o Lyon, o Olympique de Marselha chega ao quarto lugar, com 53 pontos, e ingressa na luta pelo título francês.

Apesar da vitória, o líder Bordeaux tomou um susto aos 23 minutos do primeiro tempo, quando o Lille abriu o marcador e silenciou a torcida dos donos da casa, com gol marcado por Eden Hazard. Aos 39 minutos, o zagueiro Mickael Ciani empatou o jogo. O gol da virada do Bordeaux veio aos 21 minutos da etapa complementar, quando o brasileiro Jussiê converteu uma cobrança de pênalti. Yoann Gourcuff ampliou a vantagem aos 31 minutos do segundo tempo.

Com a derrota, o Lille caiu para o quinto lugar na tabela de classificação do Campeonato Francês, com 51 pontos. O Lille perdeu a vaga entre quatro primeiros do Campeonato Francês que se classificam para Liga Europa por causa da vitória do Olympique de Marselha, que levou a melhor no clássico contra o Lyon, disputado neste domingo no estádio Vélodrome, em Marselha, no complemento da rodada.

Com a vitória por 2 a 1, o Olympique subiu para a quarta posição, com 53 pontos e se colocou na condição de candidato na disputa pelo título francês. Depois de um primeiro tempo sem gols, Charles Kaboré abriu o placar com um chute cruzado, aos 22 minutos da etapa complementar.

Aos 35, o Lyon esboçou uma reação, com gol marcado de cabeça por Bafétimbi Gomis, depois de cobrança de escanteio. No minuto seguinte, os donos da casa reagiram e chegaram à vitória com um gol marcado por Taye Taiwo. Com o resultado, o Lyon permanece na sexta colocação, com 51 pontos. Mesma pontuação do Lille, que leva vantagem no critério de desempate.

Em partida disputada no estádio La Mosson, neste domingo, o Montpellier derrotou o Valenciennes por 2 a 1 e assumiu a segunda posição no Campeonato Francês, com os mesmos 56 pontos obtidos pelo líder Bordeaux. Aos cinco minutos do primeiro tempo, Victor Hugo Montaño abriu a vantagem para o Montpellier, que jogou diante da sua torcida.

Aos 13 minutos da etapa complementar, Joris Marveaux ampliou a vantagem. Aos 29 minutos, Fahid Ben Khalfallah descontou o marcador. Mas o Valenciennes não teve forças para buscar o empate. O Valenciennes segue como décimo colocado na tabela de classificação, com 41 pontos.

Quatro primeiros colocados jogam fora de casa

Com os resultados, a próxima rodada do Campeonato Francês deve seguir acirrada, já que o terceiro colocado Auxerre tem apenas um ponto a menos em relação ao líder Bordeaux e ao vice-líder Montpellier. O curioso é que as quatro equipes que lutam pelas primeiras posições jogam fora de casa.

No próximo domingo, o Bordeaux encara o Valenciennes. O Lille busca a reabilitação na tabela diante do Montpellier. Já o Auxerre precisa vencer o Monaco e ainda torcer pelo tropeço dos seus adversários. O Olympique de Marselha, que corre por fora e está a três pontos do líder, enfrenta o Sochaux.