Topo

Michel Bastos marca e Lyon assume a ponta do Francês; Bordeaux cai em casa

Michel Bastos fez um dos gols da vitória por 2 a 1 de virada do Lyon sobre o Rennes fora de casa - Stephane Mahe/Reuters
Michel Bastos fez um dos gols da vitória por 2 a 1 de virada do Lyon sobre o Rennes fora de casa Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/04/2010 15h54

O Lyon assumiu provisoriamente neste sábado a liderança do Campeonato Francês ao vencer o Rennes por 2 a 1 fora de casa, com dois gols com participação direta de brasileiros. Michel Bastos marcou o primeiro e Ederson deu a assistência para Lizandro López virar o jogo. O novo líder foi favorecido pela inesperada derrota em casa do Bordeaux para o Nancy, também por 2 a 1. Se os brasileiros do Lyon foram bem, o mesmo não pode ser dito daqueles que defendem o Bordeaux. O zagueiro Henrique perdeu duas vezes na corrida de Diá nos dois gols do Nancy.

A vitória leva o Lyon aos 57 pontos, um a mais do que o Bordeaux, que fica na vice-liderança, mas com dois jogos a menos. O Montpellier é o terceiro, também com 56, mas joga ainda neste sábado, contra o Monaco, e pode chegar à liderança isolada. O Auxerre, que também tem 56, pega o PSG no domingo. Já o Lille, que também podia chegar à ponta, perdeu por 1 a 0 para o Valenciennes, com um gol de Samassa, e ficou estacionado nos 54 pontos, em quinto.

Os resultados deste sábado dão ainda mais moral ao Lyon, que na quarta-feira visita o Bordeaux em confronto válido pelas quartas de final da Liga dos Campeões e pode perder por até um gol de diferença que fica com a vaga nas semifinais. Na próxima rodada, o agora vice-líder do Francês visita o PSG. Já o líder Lyon pega o Lille em casa em “jogo de seis pontos”. Ambos torcem para o Nancy, que recebe o Auxerre, adversário direto pela ponta.

Também neste sábado, o Lorient venceu o lanterna Grenoble por 2 a 1 fora e casa, Nice e Sochaux empataram em 0 a 0, e o Saint Etienne bateu o Le Mans por 2 a 0 e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento.

Bordeaux x Nancy

Apesar de ter a Liga dos Campeões como prioridade máxima na temporada e precisando vencer o Lyon para chegar às semifinais da competição continental, o Bordeaux não pode nem pensar em deixar de lado o Campeonato Francês, o qual liderava até o início da rodada. Com a competição equilibrada, corria o risco inclusive de sair da zona de classificação às competições européias ao final da rodada com uma derrota frente ao Nancy.

Mesmo com o estádio Jacques Delmas lotado, o Bordeaux levou pelo menos 20min para esquecer a Liga dos Campeões, se concentrar no Nancy e começar a mostrar porque é líder do Francês. Os visitantes não tinham nada com isso e aproveitaram para abrir o placar aos 18min, quando eram muito melhores no jogo. Diá ganhou fácil na corrida de Henrique pela esquerda e cruzou no pé de Hadji, que só escorou para o gol, abrindo o placar.

Cinco minutos depois, em mais uma jogada pela esquerda, Hadji perdeu a chance de fazer o segundo. Logo em seguida o Bordeaux acordou, passou a chegar nas bolas paradas e, aos 28min, empatou. Após escanteio da direita, Diarra cabeceou para o chão e Cavenaghi desviou levemente, tirando do goleiro Bracigliano.

O gol não abalou o Nancy, que por pouco não empatou em seguida. Diá recebeu impedido nas costas da zaga, bateu, Carrasco fez ótima defesa, mas deu rebote para Bérenguer, sem goleiro, com a bola no chão e gol vazio, perder dentro da pequena área uma chance clara. Foi a última boa subida dos visitantes no primeiro tempo. Depois só deu Bordeaux, que chegou a marcar com Cavenaghi, mas o gol foi anulado porque o argentino estava impedido. O zagueiro brasileiro Henrique, ex-Flamengo, também quase marcou um golaço, de puxeta, mas a zaga tirou em cima da linha.

No segundo tempo o jogo foi mais equilibrado, com as duas equipes tentando o ataque e se igualando. O Nancy, porém, tinha a velocidade de Diá. O camisa 10 pegou a bola na intermediária do seu campo de defesa, correu mais de 60m com a bola, driblou facilmente Henrique e, quando entrava na pequena área, bateu com a ponta da chuteira para marcar.

Precisando vencer para não perder a liderança para o Lyon, o que poderia influenciar diretamente o confronto do próximo meio de semana pela Liga dos Campeões, o técnico Blanc resolveu colocar em campo os três titulares que estavam sendo poupados. Saíram Fernando, Gouffran e Bellion e entraram Chamakh, Wendel e Plasil aos 32min.

As alterações se mostraram infelizes. O goleiro Carrasco se machucou em uma dividida, mas não podia mais deixar o campo, ficando mancando por mais de 10min. O Bordeaux ainda pressionou até o final, mas não criou chances claras e saiu de campo com a derrota.

Para piorar, o Bordeaux perdeu ainda o volante Fernando, que sofreu um traumatismo facial após se chocar com Alfred Ndiaye e está fora da temporada. Para o técnico Laurent Blanc, o fato de ter perdido mais um jogador foi pior do que a derrota no jogo. Além do brasileiro, a equipe também já havia perdido por lesão o zagueiro Marc Planus e o volante Grégory Sertic.

Renns x Lyon

Em Rennes, o Lyon precisava vencer para chegar à ponta, mas saiu atrás no placar. Jimmy Briand desceu pela esquerda, bateu na saída de Lloris, a bola bateu na trave e Gyan aproveitou o rebote para marcar aos 14min. Os visitantes só empataram aos 7min do segundo tempo. Pjanic puxou contra-ataque e tocou para Michel Bastos, que fintou Fanny e bateu forte, no alto, para igualar.

Mais 9min e o Lyon virou. Ederson desceu pela esquerda e cruzou para Lisandro Lopez, que arriscou de longe e fez um belo gol.