Topo

Com presença ilustre de Zidane, Olympique vence Nancy; PSG entra no G-3

O atacante Rémy fez o gol da vitória do Olympique de Marselha, que entrou no G-3 do Francês - Jean-Paul Pelissier/Reuters
O atacante Rémy fez o gol da vitória do Olympique de Marselha, que entrou no G-3 do Francês Imagem: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

16/10/2010 15h52

Com a presença do astro Zinedine Zidane no Stade Vélodrome, o Olympique de Marselha contou a falha do goleiro Gregorini e o oportunismo do atacante Remy para vencer o Nancy por 1 a 0, neste sábado, em um dos duelos que iniciaram a nona rodada do Campeonato Francês. Tal resultado fez a equipe do brasileiro Brandão – que ficou no banco – alcançar a marca de sete partidas de invencibilidade na Ligue 1.

O triunfo mantém o Olympique forte na briga pelo título. O gol de Remy levou o time de Marselha aos 15 pontos, subindo quatro posições na tabela e assumindo o quarto lugar. Os líderes da competição, Rennes (18) e Saint-Etienne (19), jogam fora de casa neste domingo, contra Lens e Nice, respectivamente.

No mesmo horário de Olympique e Nancy, outras quatro partidas foram realizadas. O Bordeaux, dos brasileiros Jussiê e Wendel, conseguiu uma importante vitória fora de casa diante do Auxerre, por 1 a 0, e subiu para a sétima colocação, com 14 pontos. Já no jogo dos recém-promovidos, o Brest ficou no empate de 0 a 0 contra o lanterna Arles-Avignon, que conquistou seu primeiro ponto na competição.

Quem teve a vitória mais ‘folgada’ deste sábado foi o Montpellier, que recebeu o Sochaux no Stade de la Mosson e fez 2 a 0 no rival, subindo para 14 pontos e ficando com a nona colocação na tabela do embolado Campeonato Francês. Já o Caen, outro time recém-promovido, não saiu do 0 a 0 contra o Monaco, em casa.

Falha do goleiro e aparição de Zidane

Enquanto o goleiro Steve Mandanda praticamente não trabalhou nos 45min iniciais, Damien Gregorini, do Nancy, foi acionado diversas vezes, e não demonstrou muita confiança. Qualquer bola alçada dentro da área parecia levar perigo. E o primeiro gol da partida saiu justamente de uma falha de Gregorini. Após bola cruzada da direita, o goleiro saiu mal e espalmou nos pés de Andre-Pierre Gignac, que de primeira tocou para Loïc Remy.

O atacante tentou uma vez, mas a bola parou em Gregorini; no rebote, bateu de esquerda e abriu o placar, aos 27min. No intervalo da partida, o público contou com a presença do craque Zinedine Zidane, ídolo do futebol francês. O ex-jogador entrou no campo do Stade Vélodrome e participou da entrega oficial de um troféu a garotos da base.

Próximo à zona de rebaixamento e precisando do resultado, o Nancy conseguiu criar algumas boas chances na etapa final. Mas ao contrário de Gregorini, o goleiro Mandanda fez boas intervenções e garantiu o resultado de 1 a 0. O Olympique ainda teve a oportunidade de ampliar o placar, mas o brasileiro André Luiz salvou uma bola em cima da linha, aos 33min.

PSG vence fora e assume terceiro lugar

O Paris Saint-Germain, do atacante Nenê, foi ao estádio Municipal de Toulouse e venceu os donos da casa por 2 a 0. O brasileiro iniciou como titular, mas não balançou as redes. Os gols foram marcados por Sakho e Erdinc, um em cada tempo da partida. O resultado levou o PSG aos 15 pontos, ultrapassando o próprio Olympique na tabela em função do saldo de gols (7 contra 5) e pulando para o terceiro lugar.

* atualizada às 18h13