Zagueiro brasileiro brinca com promessa de dirigente de desfilar nu por título na França
Promessa é dívida, mas Bixente Lizarazu parece ter dado um “jeitinho” para deixar a velha frase de lado. O ex-jogador, campeão mundial em 1998 pela seleção francesa, disse que correria pelado pelas ruas de Evian caso o time conseguisse o inédito acesso para a primeira divisão francesa. A equipe não só foi promovida como conquistou o título da Ligue 2. Cláudio Caçapa, zagueiro da equipe, brincou com a declaração do agora dirigente.
“Fiquei sabendo dessa promessa quando voltei para o Brasil. Se tivesse um relacionamento mais próximo dele, eu o faria cumprir o que ele disse, sim”, afirmou o jogador brasileiro, rindo, em entrevista ao UOL Esporte. Questionado se faria algo parecido para comemorar, Caçapa brincou. “De jeito nenhum”, gargalhou.
O clube mostrou que a região tem mais um ponto de destaque no cenário nacional. O lugar já é conhecido mundialmente por abrigar a fonte de uma das marcas de água mais conhecidas do mundo: a Evian, pertencente à Danone – cujo presidente de honra passou a investir no desenvolvimento da equipe. Na Ligue 2, o time foi campeão com 67 pontos conquistados em 38 partidas – três a mais do que o Ajaccio, segundo colocado.
O Evian teve uma ascensão meteórica no futebol francês. Na temporada 2007/08, a equipe figurava na quarta divisão do país, formada por clubes amadores. De lá para cá, faturou os títulos da quarta, terceira e segunda divisões. Uma aposta certeira feita por Lizarazu, Zinedine Zidane e Alain Boghossian. Os três, campeões mundiais pela seleção francesa em 1998, tornaram-se acionistas do Evian.
Caçapa, contratado nesta temporada pelo clube, ficou surpreso com o que encontrou no Evian. “O elenco é formado em sua maioria por jogadores que vêm da época dos amadores. O clube conta com um planejamento bacana para a próxima temporada”, afirmou o zagueiro, de 35 anos.
Para quem pensa que o Evian será apenas um “aventureiro” na primeira divisão francesa, o zagueiro manda um recado. “Nosso objetivo é nos mantermos na Ligue 1. Os dirigentes querem reforçar os investimentos no estádio e no centro de treinamentos”, explicou, referindo-se aos planos do clube para o futuro.
Além de Caçapa, o Evian conta com mais um brasileiro no elenco: o defensor Felipe Saad, de 27 anos, que já jogou no Vitória, Paysandu e Botafogo. Se depender dos planos do clube, a “legião” pode aumentar em breve. “Eles planejam contratar de sete a oito jogadores. Um diretor foi ao Brasil para observar jogadores e eles pensam em contratar brasileiros”, comentou.
O zagueiro espera ajudar o Evian com sua experiência para se dar bem na Ligue 1. Afinal, Caçapa já defendeu o Lyon. “Falei para eles que a primeira divisão não tem nada a ver com o que viram na segunda. Espero continuar surpreendendo”, disse o ex-jogador do Cruzeiro e do Atlético-MG.
Se depender do que viu quando o Evian sagrou-se campeão, Caçapa deve continuar no clube por um bom tempo. “Foi uma festa muito legal, com fogos de artifício e bandeiras. Foi inesquecível. Há clubes que não dão tanto valor para a conquista de um título de segunda divisão e me emocionei”, completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.