Topo

Monaco pagará R$ 165 milhões para continuar jogando no Campeonato Francês

Jogadores como Falcao García estavam ameaçados de perder os benefícios fiscais oferecidos em Monaco - ERIC GAILLARD/REUTERS
Jogadores como Falcao García estavam ameaçados de perder os benefícios fiscais oferecidos em Monaco Imagem: ERIC GAILLARD/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 17h01

O Monaco pagará 50 milhões euros (aproximadamente R$ 165 milhões) para continuar disputando o Campeonato Francês, informou a Liga de Futebol Profissional. O valor serve como compensação para as vantagens fiscais oferecidas pelo principado em relação às outras equipes da competição.

A equipe se comprometeu voluntariamente a pagar a quantia fixa e definitiva, terminando com uma briga que durava quase um ano. O clube não terá que mudar sua sede, podendo permanecer fora do território francês.

O conflito começou em março de 2013, quando a liga francesa obrigou que todas as equipes estivessem radicadas oficialmente na França e oferecessem as mesmas condições fiscais para os jogadores.

O Principado de Mônaco atrai jogadores com seus benefícios fiscais. As leis preveem que os estrangeiros não paguem impostos sobre os seus salários. Alguns jogadores chegaram a ameaçar sair da equipe caso o regulamento fosse modificado.

O Monaco ocupa a segunda posição do Campeonato Francês, com 45 pontos, cinco atrás do líder Paris Saint-Germain. Nesta semana, a equipe sofreu uma grande baixa. A estrela da equipe, o colombiano Falcao Garcia, teve uma lesão no joelho e deverá ficar de fora até da Copa do Mundo.