Topo

PSG usa os três zagueiros brasileiros, vence e cola na liderança do Francês

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 19h20

O PSG superou o Rennes nesta sexta, pela 23ª rodada do Francês, e encostou no Lyon na liderança do Campeonato Francês. Com belo gol de Lavezzi, o time de Paris venceu por 1 a 0 e chegou a 47 pontos na competição, um a menos que o líder isolado, que entra em campo neste domingo contra o Monaco.

Por opção do técnico Laurent Blanc, o meia brasileiro Lucas começou o jogo no banco e só entrou na metade do 2º tempo. Já o trio de zagueiros brasileiros, David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos, que jogou de lateral-direito, estiveram em campo durante toda a partida e jogaram bem no Parque dos Príncipes.

Fases do Jogo

O jogo começou muito morno em Paris. Com Lucas no banco e Ibrahimovic formando ataque com Cavani e Lavezzi, o PSG iniciou a partida mantendo a posse de bola, mas com dificuldades para aprofundar as jogadas de ataque. Tanto que o time parisiense não teve chances de gol até a metade do 1º tempo.

Na primeira oportunidade que teve, porém, o PSG abriu o placar com belo gol. Aos 28 minutos, Rabiot tabelou com Pastore, que rolou para Lavezzi fazer 1 a 0.

Cinco minutos depois, o PSG quase cede o empate com erro na saída de bola. Pastore errou passe e entregou a bola de graça para Doucouré, que na cara do gol chutou para defesa salvadora de Sirigu.

No fim da etapa final, um lance incrível. Ibrahimovic recebeu cruzamento da linha de fundo e, na pequena área, perdeu um gol que não costuma perdoar.

Logo aos 3 minutos do 2º tempo, o PSG teve grande chance de ampliar. Lavezzi arrancou pelo meio e lançou Cavani. Na cara do gol, o atacante uruguaio chutou rasteiro mas o goleiro Costil fez boa defesa.

O PSG continuou dominando a partida e perdeu algumas chances de ampliar com Ibra e Cavani, que deu lugar ao brasileiro Lucas na metade do 2º tempo.

Aos 30 da etapa final, um pequeno susto. Após afastar bola aérea, o capitão Thiago Silva se chocou com a trave, mas não se machucou. No final do jogo, o Rennes ainda tentou pressionar o PSG, mas esbarrou na boa atuação dos zagueiros brasileiros.

O melhor: Lavezzi – O atacante argentino começou o jogo de titular e não decepcionou. Fez o gol que abriu o placar e foi o atacante que mais se movimentou no sistema ofensivo de Laurent Blanc.

O pior: Ataque do Rennes – À exceção da chance que teve após erro na saída de bola de Pastore, o sistema ofensivo do time simplesmente não funcionou. Teve dificuldades para marcar sob pressão e não conseguiu explorar bem os contragolpes.

Toque dos técnicos: Laurent Blac optou por começar o jogo com Lucas no banco de reservas. Sofreu com a lentidão do time nos minutos inciais, mas contou com a partida ruim do Rennes para sair com a vitória.

Para lembrar: O PSG é o 2º colocado do Campeonato Francês, com 47 pontos, um a menos que o líder Lyon. O time parisiense é o único do Campeonato Francês que está invicto em casa. Tem 8 vitórias e 3 empates.