UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
16/01/2010 - 09h10

Técnico do Inter diz que não precisa priorizar um só torneio em 2010

Jeremias Wernek
Em Bento Gonçalves (RS)

Uma obsessão que ecoa pelo Beira-Rio e por onde mais se concentram torcedores do Internacional: levantar pela segunda vez a taça da Libertadores da América. A tal ponto de muita gente questionar a disputa do Campeonato Gaúcho com time principal. Ideias refutadas pelo técnico Jorge Fossati de pronto.

Para o uruguaio, que tem pouco mais de 30 dias de Inter, o clube precisa valorizar as três competições que tem pela frente nesta temporada. O Gauchão, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. “Eu sou consciente, o Inter tem três campeonatos muito importantes. Só se eu tivesse que escolher agora, não para decidir dois, mas só um campeonato para focarmos. Aí então, eu poderia escolher a Libertadores. Mas como isso não acontece, não tenho porque escolher um deles”, dispara Fossati.

Converge com este pensamento o planejamento de adaptação do grupo de jogadores ao esquema tático e aos conceitos do novo treinador antes da estreia na Libertadores, dia 23 de Fevereiro ainda sem adversário definido. O Inter vai colocar os titulares a partir do jogo contra o Juventude. Terá, então, sete jogos até começar a jornada pelo Bi da América.

Uma mentalidade vencedora, assim é definida por Jorge Fossati a postura que o clube tem que possuir desde já. “Eu acho que o Internacional tem que jogar nas três competições com a mesma mentalidade, com o mesmo objetivo”, afirma depois de longas paradas entre uma palavra e outra, ainda procurando o ritmo certo do português.

O pedido dos torcedores entra por um ouvido e sai pelo outro do uruguaio. “O que não acho é que é que o Inter esteja se preparando só pensando na Libertadores […] A ideia, desde o início, é chegar o mais alto possível nas três competições. Não estou priorizando só a Libertadores como escuto falar, até por parte de nossos torcedores”, lembra.

Se conseguir avançar as finas da Taça Fernando Carvalho e Fábio Koff, no Campeonato Gaúcho, somando a disputa da Libertadores até a decisão – 14 jogos - e os 38 compromissos do Brasileirão, o Inter poderá entrar em campo 74 vezes em 2010. Se chegar ao Mundial, no final do ano em Dubai, o número sobe para 76 partidas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host