UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
17/01/2010 - 19h26

Jonas entra no segundo tempo e salva o Grêmio em estreia no Gauchão

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

Pivô de uma polêmica que ainda não se encerrou, goleador do time na temporada passada e, mesmo assim, reserva no time de Silas Pereira, na estreia de Borges, Leandro, Hugo, Ferdinando, Henrique e do próprio Silas, Jonas roubou a cena e salvou o Grêmio de uma derrota. Entrando na segunda etapa, o atacante mudou os rumos da partida, marcando um gol e participando ativamente da virada gremista sobre o Pelotas por 3 a 2, neste domingo, em Pelotas.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
16min Maicon Sapucaia bate de longe assustando Victor
18 min Souza bate falta com força, Jonatas defende
27 min Borges recebe na entrada da area, se livra da marcação e bate, o goleiro Jonatas defende mais uma vez
32min - GOOOOLLLL DO PELOTAS!!!! Cruzamento da esquerda, Sandro Sotilli escora e Thiago Duarte bate cruzado
34min - GOOOOLLLL DO PELOTAS!!!! Thiago Duarte faz boa jogada pela direita e cruza para Sandro Sotilli só empurrar para rede
38min Ferdinando deixa Borges cara-acara com o goleiro, mas o centro-avante perde o gol
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Jonas de pênalti sofrido por Leandro
24min Jonas cruza e Adilson bate de primeira muito perto do gol
29min Hugo chuta e Jônatas salva o Pelotas
32min Borges perde grande chance sozinho na área
35min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Borges recebe pela direita, gira em velocidade e bate forte
36min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Hugo bate da esquerda, Maylson completa para o gol

O nervosismo da estreia, o desgaste da pré-temporada, a falta de entrosamento do início do ano e os desfalques de última hora pesaram. Durante todo o primeiro tempo, o Grêmio sofreu nas mãos do Pelotas. Criando poucas oportunidades, o time tricolor viu a equipe da região sul do Estado se defender com qualidade e explorar as laterais de campo em velocidade. Sem poder contar com Mário Fernandes, Silas Pereira optou por manter Ferdinando no meio e colocar Henrique na lateral-direita.

Com a lateral menos protegida, o Pelotas aproveitou os espaços. Fechado, chamou o Grêmio para seu campo, saindo rapidamente. E foi exatamente assim que saíram os dois gols do primeiro tempo. Aos 32 minutos, um cruzamento encontrou Sandro Sotilli que escorou para Thiago Duarte marcar. Dois minutos depois, os papéis se inverteram, Thiago Duarte escapou pelo lado direito e cruzou para Sandro Sotilli só escorar para a rede.

No segundo tempo Jonas substituiu Henrique, deixando o Grêmio muito mais ofensivo. A formação deixou de ser 4-4-2 e passou para o 3-4-3, com Ferdinando como terceiro zagueiro. O artilheiro do ano passado mudou a atitude do time tricolor, levando muito perigo à defesa do Pelotas. Logo aos 7 minutos, Leandro entrou a dribles na área e sofreu pênalti. Jonas bateu e marcou o primeiro gol gremista. Levando pressão, o Pelotas perdeu seu lateral-direito. Dick havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo, fez falta dura em Souza e recebeu o vermelho.

O Grêmio seguiu tentando e perdendo chances de gol. Borges, Adilson e Hugo desperdiçaram oportunidades claras. Aos 35 do segundo tempo, finalmente o gol de empate. Borges recebeu de Jonas dentro da área, girou em velocidade e bateu forte, 2 a 2. No minuto seguinte veio a virada. Hugo bateu da esquerda e Maylson completou para o fundo da rede. Com a vitória nas mãos, o time de Silas Pereira administrou os minutos finais do confronto.

Antes, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, as equipes do Caxias e do Internacional de Santa Maria concluíram a partida que havia sido interrompida no sábado, pelo árbitro Leandro Vuaden, em razão da forte chuva. O jogo terminou empatado em 1 a 1. O Inter abriu o marcador com Juliani e o empate do Caxias veio só aos 46 minutos, com Mauro.

Na próxima rodada, o Caxias enfrenta o Grêmio no Estádio Olímpico. O Internacional de Santa Maria recebe o São Luiz no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. No outro jogo das 17h, o Santa Cruz venceu o Esportivo, em Santa Cruz do Sul, por 3 a 1.

PELOTAS 2 X 3 GRÊMIO

PELOTAS
Jônatas; Dick, Bruno Salvador, Jonas (Jonathas) e Diego; Gavião, Jardel, Rodrigo Ribeiro (Michel)e Maicon Sapucaia; Thiago Duarte (Maurinho) e Sandro Sotilli
Técnico: Beto Almeida

GRÊMIO
Victor; Henrique (Jonas), Réver, Rafael Marques e Fábio Santos (Lúcio ); Ferdinando, Adilson,Souza (Maylson) e Hugo; Leandro e Borges
Técnico: Silas Pereira

Data: 17/01/2010, Domingo
Local: estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Árbitro: Ânderson Daronco (RS)
Assistentes: Altemir Hausemann e Júlio César Santos (RS)
Cartões amarelos: Réver (G),Souza (G), Victor (G), Borges (G) e Maylson (G);Gavião (P), Dick (P) e Thiago Duarte (P).
Cartões vermelhos: Dick (P)
Gols: Thiago Duarte aos 32min. do primeiro tempo; Sandro Sotilli aos 34min. do primeiro tempo; Jonas aos 8min. do segundo tempo; Borges aos 35min do segundo tempo; Maylson aos 35min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host