UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
17/01/2010 - 12h53

Zagueiro do Inter não vê lado negativo em defesa quase centenária para 2010

Jeremias Wernek
Em Bento Gonçalves (RS)

Índio, Bolívar e Fabiano Eller. O trio de zagueiros que ajudou o Internacional a conquistar a Libertadores está de volta, exatamente no torneio continental. Um tanto quanto mais experiente. Afinal de contas, Índio tem 34 anos. Bolívar 29 e Eller 32. Mesmo a soma de 95 anos a garantia é de rendimento inalterado. De segurança para o "menino" Lauro, de 29 anos.

"Eu não vejo lado negativo. Hoje em dia está muito complicado esse negócio de idade. Eu, quando estava com 20 anos, ouvia que com 32 era um jogador experiente. Hoje com 32 é jogador velho. Eu não me considero velho", aponta Fabiano Eller, que voltou ao time, pois terminou 2009 na reserva

Índio esteve também no título mundial, jogou boa parte do segundo tempo com o nariz fraturado e está na galeria de ídolos da torcida do Inter. Mas o tempo passa para todos. "O Índio, pode reparar, tá com 34, tem cara de 50 (risos), mas está sempre jogando. Está inteiro. O Bolívar também. O que conta é o cara estar bem de cabeça, estar bem fisicamente e não se achar velho", brinca Eller

Do ponto de vista da comissão técnica, os problemas com essa zaga de idade avançada não existem "Trabalhamos para que cada um se exercite o necessário, e os mais experientes sabem bem o que é necessário a eles", garante o preparador físico Alejandro Valenzuela.

Trabalhos especiais são comuns com os atletas acima dos 30 anos. Mas até pela condição física do trio nada disso foi necessário na pré-temporada. "Quando você tem um jogador acima dos 30 anos precisa fazer exames e ver o que ele precisa aprimorar. Aqui no Inter não temos nenhuma situação assim hoje", aponta o coordenador de preparação física, Fabio Mahseredjian.

"Com essa idade elevada aí o ano passado nosso time foi vice campeão brasileiro e por que um mês depois o pessoal vai estar tão mais velho que não possa jogar?", questiona Fabiano Eller. Os outros zagueiros do grupo: Danny Morais, 24 anos e Sorondo, 30. "Eu, com 32 anos, me considero um jogador velho. Pretendo jogar bastante tempo e quando eu me achar velho vou pendurar a chuteira", finaliza Eller.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host