UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
12/02/2010 - 16h57

Simon visita Olímpico e avisa: se rodada fosse na sexta, seria cancelada

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O acordo entre Federação Gaúcha de Futebol e Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul definiu que os jogos do Estadual podem ocorrer em qualquer horário, desde que a temperatura não seja superior a 35 graus. Com a rodada marcada para as 16h deste sábado, Carlos Eugênio Simon, árbitro de Grêmio e São José, visitou o estádio Olímpico na hora em que será disputado o jogo para verificar se este seria realizado, caso estivesse marcado para esta sexta-feira.

A resposta foi negativa. Em duas marcações feitas na terde desta sexta-feira o termômetro marcou 35.3 e 36 graus. O máximo atingido chegou a 40.3 graus, em uma terceira medição. A previsão do tempo aponta para mais calor neste final de semana. "Se não tivermos condições de jogo, vamos respeitar a liminar. Claro que haverá um bom senso, mas não podemos passar por cima da justiça", alertou Simon.

"Haverá uma medição meia hora antes do jogo, depois esperaremos 30 minutos e faremos outra, se ainda não for possível realizaremos uma terceira, para daí dar condições ou não de jogo. Diz no regulamento que, se não for realizado o jogo no dia, será remarcado para um dia depois", explicou o árbitro.

Ainda há outro problema para a Federação. Está definido no regulamento que, na última rodada de cada turno os jogos serão simultâneos. Portanto se, em qualquer estádio, a temperatura for superior a 35 graus, nenhum jogo será realizado.

"Já apitei jogos com calor superior a 40 graus. Acredito que prejudique o andamento do jogo. Que as equipes não tenham a condição de correr", afirmou Simon.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host