UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
27/03/2010 - 08h37

Reciprocidade cobrada pela direção do Grêmio assusta contratados sem resultado

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

Não foi uma crítica. Nenhum jogador foi citado e ninguém comentou o fato. Porém, a manifestação de Luiz Onofre Meira, assessor de futebol do Grêmio, na última semana refletiu, curiosamente, no retorno de jogadores à disposição de Silas. Meira disse que é necessário reciprocidade entre o valor pago pelo clube e o rendimento do jogador. Mesmo que nenhum contrato acabe no meio do ano, e alguns jogadores estejam se recuperando de lesão, a vontade de estar em campo, parece, ter aumentado.

O caso mais claro é de Fábio Rochemback. Titular e elogiado por Silas, o jogador saiu por um desconforto, depois foi poupado e, quando finalmente reassumiria a condição preponderante que tinha no time, misteriosamente pisou em um buraco quando saia de seu carro e não pôde ser mais aproveitado. Perdeu lugar no time para Adílson e o posto de líder dentro de campo para Rodrigo. No treinamento de sexta-feira, Fábio demonstrava muita vontade, talvez, entendendo o recado passado nas entrelinhas pelo cartola. O volante não gosta de conceder entrevistas, quando o faz, procura falar o mínimo possível. Foi assim na sexta: solicitado para a coletiva, Fábio não quis falar.

Sem a mesma ênfase que Rochemback, mas se encaminhando para isto está o meia Hugo. Afastado por um problema muscular, o jogador vinha recebendo críticas dos torcedores que o acusavam de indolência. O atleta, por sua vez, reclamava do banco de reservas e se dizia discriminado pela "falta de grife". Contudo, Silas, que mantinha Hugo como suplente, ganhou crédito uma vez que Maylson, seu substituto, está rendendo muito mais do que o ex-são-paulino já apresentou no Olímpico. Agora, mesmo que volte, Hugo será reserva de um jogador com menos "grife" do que ele próprio. Com um alto salário, o meia também se enquadra na reciprocidade citada pelos dirigentes.

"Não tem, hoje, como tirar o Maylson do time. O bom é que estamos formando um grupo de qualidade, coisa que o Grêmio não tinha há bastante tempo. Nossa intenção é dar opções ao Silas para que possamos conquistar títulos", disse Luiz Onofre Meira em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O GRÊMIO NO TWITTER

Leandro também está voltando. O jogador seria o terceiro a se enquadrar na mensagem enviada pelo assessor de futebol. Antigo sonho do clube, que tentou sua contratação por mais de 1 ano, o atleta esteve mais tempo no departamento médico do que dentro de campo. Desde a pré-temporada a sequência de lesões tem afastado Leandro dos planos. Neste momento, com a boa fase do meio de campo gremista, seria impossível a retomada da titularidade, mesmo que Silas elogie o esforço dele a cada treino. Também considerado um jogador caro, Leandro precisa apresentar melhoras rápidas para que o custo benefício garanta sua permanência no clube.

Hugo e Leandro voltaram a treinar com bola na sexta-feira, portanto, podem ficar no banco de reservas no jogo de domingo, às 18h30, contra o Esportivo, no Olímpico. Fábio Rochamback até tinha a possibilidade de jogar, já que Adílson está suspenso, porém, a tendência é pela utilização de William Magrão. O treinamento deste sábado, com portas fechadas, definirá o time tricolor.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host