UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
03/04/2010 - 07h00

Por oportunidade, Bergson e Mithyuê travam duelo Sub-20 no Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

De um lado, Bergson...

Neco Varella/Freelancer
Bergson Gustavo Silveira da Silva
Nascimento: 9/2/1991 (19 anos)
Altura: 1,79 / Peso: 76Kg.
5 Jogos - 0 Gols

A lesão de William e a não presença de Borges na lista dos relacionados para o jogo entre Grêmio e Juventude, marcado para este domingo, às 16h, em Caxias do Sul, abre uma batalha envolvendo 2 jogadores por apenas uma vaga. Os jovens Mithyuê e Bergson travam internamente um duelo Sub-20 por uma oportunidade no último jogo do segundo turno do Estadual. Mais do que isso, está valendo a permanência no coração do torcedor.

"A briga está aberta, temos o Mithyuê e o Bergson. Acho que estamos conseguindo os resultados por manter a disputa interna e também o grupo. Quem tem a ganhar com tudo isso é só o Grêmio", disse Silas ao final do jogo contra o Votoraty.

Se for por característica, quem joga é Bergson. Atacante de origem, o jogador está tendo a primeira oportunidade no grupo principal. No princípio do ano, foi destaque da Copa São Paulo e levado às pressas para Bento Gonçalves, onde ocorria a pré-temporada gremista, para suprir a ausência de Douglas Costa, vendido ao Shaktar Donetsk, da Ucrânia.

...de outro, Mithyuê

Nabor Goulart/Freelancer
Mithyuê de Linhares
Nascimento: 16/10/1989 (20 anos)
Altura: 1,73 / Peso: 74Kg.
11 Jogos - 1 Gol

A trajetória de Mithyuê foi um pouco mais dramática. Considerado o novo Falcão, do futsal, o atleta apostou em uma mudança de esporte e partiu para o futebol de campo em 2008. Em 2009 se destacou no Brasileiro Sub-20, subiu para o profissional e sofreu uma grave lesão no joelho que o afastou pelo restante do ano. De volta em 2010, o jogador é uma das primeiras opções do time.

A sequência também é outro ponto importante no momento da escolha de Silas. Pode ser a chance ideal de dar a oportunidade a Bergson, que ainda não iniciou nenhum jogo como titular este ano, mas marcou em praticamente todos os jogos-treino e entrou e 5 partidas. Mas Mithyuê está em um ponto mais alto na hierarquia ofensiva do time. Sempre que não foi possível contar com algum atacante, o garoto era chamado. Além disso, ele marcou um gol neste Estadual, na vitória por 2 a 1 contra o São José.

O torcedor já elegeu o ex-jogador de futsal como novo xodó. Sempre que William, preferido no momento da vaia, erra algum lance, ecoa na arquibancada o nome de Mithyuê. Este fator conta em favor dele. Bergson ainda é um ilustre desconhecido da maioria dos gremistas, até porque não teve chance de se "apresentar".

Na análise técnica, pesa em favor de Bergson a objetividade e a força. A presença de área e o cabeceio do mais novo também são melhores do que seu oponente. Por outro lado, Mithyuê é mais técnico, passa melhor e chuta de média e longa distâncias. O drible curto, herança do futsal, também vale destaque.

O GRÊMIO NO TWITTER

Em um quesito ambos estão empatados: simpatia. Mithyuê é mais tímido, fala menos, mas é solicito com todos. Bergson se entende melhor com as palavras e é brincalhão. Sempre sorrindo, o jogador alegra os treinamentos no Olímpico.

A sorte está lançada: de um lado a ex-estrela do salão, do outro a joia das categorias de base. Silas Pereira, o juiz desta batalha, selecionará um deles para estar em campo neste domingo, às 16h, contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host