UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
07/04/2010 - 21h53

Goleiro pega três penalidades e garante Ypiranga nas semifinais do Gauchão

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

Em um jogo emocionante decidido nos pênaltis, o Ypiranga bateu o favorito Caxias em pleno estádio Centenário nesta quarta-feira e assim está garantido nas semifinais do Campeonato Gaúcho. O goleiro Marcelo Pitol, ex-Grêmio, foi o destaque da partida, defendendo três cobranças de penalidades. Sem nenhuma derrota no segundo turno e com a segunda melhor campanha em toda a competição, o Caxias se despede do campeonato.

O Caxias começou o jogo em cima do Ypiranga, tentando abrir o marcador logo no início. Apesar das tentativas, o time da casa encontrava forte oposição da defesa da equipe do técnico Agenor Piccinin.

Controlado o ímpeto inicial do Caxias, foi o Ypiranga quem começou a agredir. Em três cobranças consecutivas de escanteio, primeiro obrigou o goleiro Fernando Wellington a fazer boa defesa. Na terceira chance, Marcelo Rosa, ex-jogador do Internacional, aproveitou o cruzamento de Vainer e de cabeça, sozinho na grande área, abriu o marcador.

No segundo tempo, o Caxias voltou como havia começado a partida: pressionando. Logo aos cinco minutos, em cobrança de escanteio, quase a equipe da casa chega ao empate. Anderson Bill aparou de cabeça uma cobrança de escanteio para boa defesa de Marcelo Pitol, que no rebote saiu nos pés do atacante Cristian Borja, evitando o gol do Caxias.

O time de Julinho Camargo começou a ter chances claras, mas numa jogada de contra-ataque o Ypiranga conseguiu o segundo gol. Dinei recebeu livre na entrada da área e tocou por cima, na saída de Fernando Wellington.

O gol não abalou os donos da casa, apesar da catimba do Ypiranga. Cinco minutos depois de tomar o segundo gol, o Caxias marcou seu primeiro, com Cristian Borja. O colombiano girou sobre o zagueiro e chutou forte, no ângulo de Marcelo Pitol, marcando seu oitavo gol no Campeonato Gaúcho.

O gol animou o Caxias e o empate veio em seguida, aos 22 minutos da etapa final. O árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti do zagueiro Alex, que recém havia entrado em campo. Na cobrança, Marcelo Costa tocou com tranquilidade, empatando a partida.

A decisão foi para os pênaltis e, aí, brilhou o goleiro do Ypiranga. Marcelo Pitol, ex-jogador do Grêmio, defendeu as cobranças de Edu Silva, Cristian Borja e Edenílson, sendo que esta última foi repetida a mando do árbitro Leonardo Gaciba. O Ypiranga converteu três cobranças para eliminar o Caxias e seguir adiante na competição.

O Ypiranga avança às semifinais do Campeonato Gaúcho e aguarda o adversário que sairá da partida entre Novo Hamburgo e Internacional.
 

CAXIAS 2 (1) X (3) 2 YPIRANGA

Caxias
Fernando Wellington; Alisson, Anderson Bill, Neto e Edu Silva; Marcos Rogério (Renan), Itaqui, Edenilson e Marcelo Costa; Everton (Lê) e Cristian Borja. Técnico: Julinho Camargo

Ypiranga
Marcelo Pitol; Tomas, André Luiz e Ronaldo; Sharlei, Pansera; Marcelo Rosa (Marquinhos), Guto (Alex) e Vainer; Dinei e Flávio Dias. Técnico: Agenor Piccinin

Data: 07/04/2010 (quarta-feira)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Leonardo Gaciba
Assistentes: Leandro José Alflen e Carlos Henrique Selbach
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host