UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
Neco Varella/Freelancer

Edu comemora segundo gol do Inter. D'Alessandro garantiu a virada logo depois

18/04/2010 - 18h05

Inter toma susto, vira em cima do Pelotas e garante Gre-Nal nas finais do Gauchão

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre

VIRADA NASCEU NO INTERVALO, DENTRO DO VESTIÁRIO

  • Neco Varella/Freelancer

    Depois de estarem perdendo por 2 a 0 e obterem uma vitória por 3 a 2 sobre o Pelotas, os jogadores do Inter revelaram uma conversa “olho no olho” no vestiário, que teria resultado em maior motivação no segundo tempo. O Inter faturou a Taça Fábio Koff e disputa as finais do Gauchão contra o Grêmio.

Foi difícil, complicado, mas o Internacional conseguiu vencer o Pelotas em um Beira-Rio cheio. O time do interior chegou a abrir dois gols de diferença no primeiro tempo, mas cedeu a pressão e levou o 3 a 2. A virada foi comandada por D'Alessandro, que começou no banco por opção do técnico Jorge Fossati. Walter e Edu, que igualmente entraram na etapa final foram importantes no resultado que dá o título da Taça Fábio Koff ao clube colorado. Com a conquista, o Gauchão será decidido em dois clássicos Gre-Nais, algo que não ocorre desde 2006. O primeiro acontece no próximo, no estádio Beira-Rio.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1 min – Jogada ensaiada e Taison tenta encobrir Jonatas, mas não tem sorte.
7 min – Andrezinho chuta cruzado, da direita. Bola passa perto da trave de Jonatas.
12 min – Taison serve Alecsandro que chuta acertando a rede pelo lado de fora.
15 min – Alecsandro recebe, domina e gira batendo no canto. Jonatas põe para escanteio.
21 min – Maurinho cruza e Alex Dias manda por cima.
26 min – Taison, de frente para o gol, chuta e Jonatas defende.
29 min – GOOOL DO PELOTAS! No contra-ataque, Alex Dias põe Clodoaldo na cara do gol e este bate por cima de Abbondanzieri.
39 min – GOOOL DO PELOTAS! Alex Dias dribla zagueiro e toca para Clodoaldo, livre marcar.
42 min – GOOOOOL DO INTER! Andrezinho cobra escanteio e Bolívar enche o pé, descontando.
SEGUNDO TEMPO
4 min – Giuliano pega sobra dentro da área, mas bate mal.
24 min – Eller cruza e Walter cabeceia. Jonatas defende bem.
25 min – Alecsandro tenta duas vezes e o goleiro agarra.
28 min – GOOOOOL DO INTER! D’Alessandro cobra escanteio e Edu desvia na pequena área.
36 min – GOOOOOL DO INTER! Zaga do Pelotas corta mal e D’Alessandro completa.

Com um 3-5-2, sem Guiñazu, D’Alessandro e Walter, o Internacional começou apertando o Pelotas. O time de Beto Almeida estava todo recuado, sem espaços devido aos rápidos toques de Andrezinho e Giuliano. No entanto, a zaga adversário era sólida. Pouco cedeu as investidas da equipe vermelha. Aos poucos, a estratégia do clube do interior ia se consolidando: usar contra-ataques.

Ao contrário do clichê do mundo do futebol, que diz ser preciso contra-atacar rápido, o Pelotas ia devagar. Trocava passes procurando a melhor opção. O caminhar sem pressa de Dick e Maicon Sapucaia aparentava desleixo, mas quando na verdade era a busca pelo momento certo.

Susto duplo, em dez minutos

O primeiro deles surgiu aos 29 minutos, depois de escanteio para o Inter. Alex Dias puxou a resposta e lançou Clodoaldo, nas costas de Sandro. O atacante avançou e bateu, com precisão, na saída – errada, de Abbondanzieri. O estádio Beira-Rio estava incrédulo e quieto.

O gol do Pelotas abateu o time de Jorge Fossati. Outrora termômetro do setor de frente, Andrezinho se perdeu nos passes. A pressão vinda das arquibancadas não afetou o clube da zona sul do Estado. Dez minutos depois de abrir o placar, com malandragem na hora de cobrar uma falta, Alex Dias saiu na cara do gol, driblou um marcador e serviu Clodoaldo, que livre só precisou escorar. Os três zagueiros do Internacional se olhavam, cobrando cada um sua própria falha.

Os colorados já gritavam “burro, burro” para o treinador que optou por deixar quatro titulares no banco de reservas. O cenário, porém, foi amenizado no final da primeira etapa com um belo gol de Bolívar. O zagueiro bateu forte, aos 42 minutos, depois de cobrança de escanteio de Andrezinho.

A volta do intervalo revelou um Internacional com ímpeto, mas ainda nada possível para mudar o jogo. Com menos de 10 minutos Jorge Fossati promoveu a primeira troca, retirando Giuliano e inserindo Walter. Mas nada se alterou, o Pelotas seguiu resistindo a pressão. Somente com 18 minutos os pelotenses cruzaram o meio-campo.

Virada com o dedo de Fossati

Mais tarde, o comandante do Inter colocou D’Alessandro e Edu no jogo. Sacando Andrezinho e Taison. De novo o coro da torcida xingava Fossati. Mal sabiam os críticos que a dupla seria responsável pelo empate que parecia improvável. Aos 28 minutos o argentino cobrou escanteio, a zaga do Pelotas não afastou e Edu marcou com o pé.

Mostrando sinais de cansaço, a equipe do interior se acuava. O time que bateu Grêmio e São José nas fases anteriores tinha que suportar pressão descomunal, imposta por um ataque aberto com Walter na esquerda e D’Alessandro na direita. O terceiro gol era questão de tempo.

36 minutos, eis o momento. D’Alessandro puxou contra-ataque, Walter tentou Alecsandro e a zaga cortou. O desarme mal feito deixa a bola nos pés do gringo que marca de pé direito. A virada era merecida, espantada o azarão e confirmava Gre-Nal na final do Campeonato Gaúcho, com o primeiro jogo no Beira-rio, no próximo domingo.
 

COMENTÁRIO DO JUCA

"Só um dos cinco brasileiros na Libertadores não está fora dos estaduais: o Inter."

INTERNACIONAL 3 X 2 PELOTAS

Internacional
Abbondanzieri; Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller; Glaydson, Sandro, Giuliano (Walter), Andrezinho (D'Alessandro) e Kleber; Taison (Edu) e Alecsandro
Técnico: Jorge Fossati

Pelotas
Jonatas; Jonas, Bruno Salvador; Jonatas Costa (Maurício); Maurinho, Gavião, Jucemar, Maicon Sapucaia (Jonathan) e Dick; Clodoaldo e Alex Dias (Sandro Sotilli)
Técnico: Beto Almeida

Data: 18/04/2010 (domingo)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Carlos Simon
Auxiliares: José Eduardo Calza e Vilmar Burini
Público: 30.589
Renda: R$ 819.770,00
Cartões amarelos: Jucemar (PEL), Bruno Salvador (PEL), Fabiano Eller (INT),
Gols: Clodoaldo, aos 29 e 39 min; Bolívar, aos 42 min do primeiro tempo; Edu, aos 28 min; D'Alessandro, aos 36 min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host