Topo

Gaúcho - 2019

Sem brilho, Grêmio vence o São Luiz e confirma melhor campanha do 1º turno

Maylson comemora gol contra o São Luiz de Ijuí; Grêmio confirmou melhor campanha  - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Maylson comemora gol contra o São Luiz de Ijuí; Grêmio confirmou melhor campanha Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

09/02/2011 23h50

O Grêmio não precisou brilhar em campo para vencer o São Luiz por 1 a 0, nesta quarta-feira, e garantir a melhor campanha do primeiro turno do Estadual. Com time formado basicamente por reservas, os portoalegrenses apresentaram um futebol pobre, no qual o destaque único foi Borges. Maylson marcou o gol da partida, logo com 7 minutos do primeiro tempo. A expulsão de Bronzatti, no segundo tempo, aumentou a tranquilidade gremista.

O resultado deixa o Grêmio com 17 pontos. Como falta somente uma rodada para o fim da fase de grupos, Caxias e Juventude - os dois melhores colocados depois do time tricolor - podem chegar somente a 16. Com isso está confirmada a melhor campanha da Taça Piratini com uma rodada de antecedência. Assim, as próximas fases, que são eliminatórias em jogo único, acontecerão no Olímpico independente do adversário.

Renato Gaúcho optou por colocar Borges desde o início do jogo. Durante a semana o treinador ameaçou lançar o jogador no decorrer da partida. A opção se mostrou a mais correta, já que as principais ações ofensivas do time tricolor passaram pelo ex-são-paulino. Outra providência que deu certo foi a opção por um time mais defensivo, com Maylson e Roberson em vez de Mithyuê e Vinícius Pacheco.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
7min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Mário Fernandes cruza, Maylson cabeceia para defesa do goleiro, mas marca no rebote
15min - Fernando cruza da direita e Alexandre chuta em cima de Mário Fernandes
30min - INCRÍVEL !!! - Maylson cruza para Roberson que domina e, livre, da marca do pênalti, chuta por cima
SEGUNDO TEMPO
12min - Maylson chuta cruzado e Vanderlei segura
16min - Neguetti cruza, a bola bate em Mário Fernandes e passa muito perto do gol
45min - QUASE!!! - Borges recebe, vira e dribla o goleiro. Na hora do chute Glauber salva em cima da linha

Mesmo visivelmente desentrosado, o time reserva do Grêmio mostrava mais qualidade que o São Luiz. Após uma série de erros, com chutões de ambos os lados, a superioridade foi transformada em número logo a 7 minutos. Depois de cruzamento de Mário Fernandes, Maylson tentou duas vezes até vencer Vanderlei.

Mas o gol não mudou a partida. Com lançamentos em demasia e poucas jogadas tramadas, Grêmio e São Luiz protagonizaram um primeiro tempo muito fraco. A cada jogada se percebia que Borges era o único a destoar entre os 22 que estavam em campo. O atacante brilhou em passes de primeira, dribles que acabaram em falta e jogadas de efeito.

O time de Porto Alegre foi superior até o fim da primeira etapa, teve boas chances, mas não conseguiu mudar o placar que permaneceu 1 a 0. "Meu primeiro jogo desde a lesão. Estou tentando correr e me esforçar ao máximo. Eles jogam com três zagueiros, voltam muito rápido, mas estamos bem", disse Borges, destaque do jogo.



Segundo tempo sonolento

O Grêmio seguiu melhor que seu adversário no segundo tempo. Sem assustar Marcelo Grohe, o São Luiz justificava a condição de último colocado no grupo 1. Mesmo que tenha tentado exercer alguma pressão, os locais não criaram muitos problemas. As alterações de parte a parte não mexeram no quadro do jogo e a vitória gremista se via encaminhada desde os primeiros minutos da etapa complementar.

As chances do time da casa, que já eram pequenas, se tornaram ainda menores com a expulsão de Bronzatti, a 30 do segundo tempo. Após falta por trás em Borges, o zagueiro do São Luiz recebeu o segundo amarelo. Com isso, Beto Campos precisou tirar o armador Jean Paulo e colocar o zagueiro André Luiz para recompor o sistema defensivo. Abrindo mão de mais intensidade ofensiva, a equipe do interior ficou entregue.

Mesmo que sem uma grande atuação, além da vitória o Grêmio comemora o segundo jogo do ano sem sofrer gols. A outra partida em que a defesa terminou invicta foi contra o Universidade, em vitória também por 1 a 0. Curiosamente ambos os jogos foram disputados pelo time reserva. Borges ainda esteve perto de marcar no fim do jogo, mas a chance acabou nos pés de Glauber, que tirou de cima da linha.

Os jogos da última rodada do primeiro turno do Gauchão acontecem todos neste domingo às 17h. O Grêmio joga no estádio do Vale, contra o Novo Hamburgo. Já o São Luiz recebe o Cruzeiro em Ijuí.

SÃO LUIZ 0 X 1 GRÊMIO
 
SÃO LUIZ
Vanderlei; Bronzatti, Faccin (Willian) e Glauber; Fernando (Anderson), Daril, Baiano, Jean Paulo(André Luiz) e Neguetti; Alexandre e Sharlei.
Técnico: Beto Campos
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Paulão, Rafael Marques e Bruno Collaço; Adílson, Mateus Magro, Maylson (Vinícius Pacheco) e Roberson (Mithyuê); Diego Clementino (Wesley) e Borges
Técnico: Renato Gaúcho
 
Data: 09/02/2011, quarta-feira
Local: estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição e Edemar Lacerda Palmeira (ambos gaúchos)
Cartões amarelos: Neguetti (SLU), Baiano (SLU), Bronzatti (SLU), Glauber (SLU) e Daril (SLU); Mateus Magro (GRE) e Mário Fernandes (GRE)
Cartões vermelhos: Bronzatti (SLU)
Gols: Maylson (GRE) aos 7 do primeiro tempo;