Topo

Gaúcho - 2019

Novo Hamburgo frustra estreia de C.Alberto e tira invencibilidade do Grêmio

Na estreia de Carlos Alberto, Grêmio perde para o Novo Hamburgo por 2 a 0  - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Na estreia de Carlos Alberto, Grêmio perde para o Novo Hamburgo por 2 a 0 Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

13/02/2011 18h56

O Grêmio entrou em campo contra o Novo Hamburgo, neste domingo, no Estádio do Vale, com objetivo de cumprir tabela e apresentar reforços. Carlos Alberto disputou sua primeira partida pelo time tricolor. Porém o resultado não foi o esperado. O time da casa venceu por 2 a 0 e acabou com a invencibilidade de 15 jogos da equipe de Renato Gaúcho. Cláudio Luiz e Rodrigo Mendes marcaram os gols do jogo.

O resultado não interferiu na tabela para o Grêmio e acabou sendo inútil ao Novo Hamburgo. Os portoalegrenses seguiram como melhor campanha do primeiro turno e em 1º no grupo 2, enquanto isso o "Nóia" acabou fora das quartas de final, pois foi 5º no grupo 1, já que os resultados paralelos não ajudaram.

O período de invencibilidade encerrado no Grêmio durava desde o fim do ano passado. A última derrota havia ocorrido em outubro de 2010 contra o Fluminense . Neste ano foram 9 partidas invicto, 7 pelo Gauchão e duas pela pré-Libertadores.

As quartas de final do primeiro turno do Gauchão apontam o Grêmio recebendo o Ypiranga em Porto Alegre, Inter contra o Cruzeiro também na capital gaúcha, Caxias contra o Veranópolis em Caxias do Sul e o Juventude enfrentando o São José, também na serra gaúcha.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
10min - Borges recebe de Carlos Alberto e chuta para fora
12min - Bosco entra na área, chuta e Victor coloca para escanteio
30min - Lúcio dribla seu marcador e obriga Eduardo Martini a uma difícil defesa
SEGUNDO TEMPO
12min - GOOOOLLLL DO NOVO HAMBURGO!!!! Cláudio Luiz chuta forte e abre o marcador para o Novo Hamburgo
15min - GOOOOLLLL DO NOVO HAMBURGO!!!! Márcio Hahn chuta, Victor dá rebote e Rodrigo Mendes faz o segundo
22min - Borges chuta após cruzamento e Eduardo Martini faz milagre
26min - INCRÍVEL !! - Maylson cruza, Eduardo Martini dá rebote e Diego Clementino perde sem goleiro

Em vez de promover as estreias de Carlos Alberto e Escudero, Renato Gaúcho optou somente pelo ex-vascaíno. Por questões físicas, o argentino não começou o duelo com Novo Hamburgo. A dupla formada por André Lima e Borges também foi atração. A ideia era testar a parceria visando o jogo contra Oriente Petrolero-BOL, na quinta-feira, pela Libertadores.

Centralizador, o meia ocupou o posto de Douglas como principal armador do Grêmio. Mesmo sem o entrosamento ideal com os novos colegas, o atleta comandou as atividades ofensivas do time tricolor. Passaram pelos pés dele as principais alternativas nos minutos iniciais.

O Novo Hamburgo precisava da vitória, por isso trocou passes no campo do Grêmio e chegou a pressionar. Com produção maior, o time do Vale dos Sinos chutou mais vezes e levou vantagem sobre os defensores visitantes. Por outro lado ficava claro a cada jogada a falta de comprometimento do time portoalegrense com o jogo. Classificado e com a melhor campanha do primeiro turno do Estadual garantida, a equipe comandada por Renato Gaúcho somente cumpriu tabela.

O quadro até o fim do primeiro tempo apresentou o Novo Hamburgo pressionando, mas sem conseguir assustar Victor, e o Grêmio saindo em contragolpes, mas da mesma forma sem algo efetivo. "Fomos bem, mas o mais importante é o objetivo da vitória e não conseguimos isso no primeiro tempo", disse Carlos Alberto após seus primeiros 45 minutos com a camisa gremista.

Grêmio sofre gols, tenta reação, mas não consegue

Logo a 10 minutos do segundo tempo o Grêmio teve o primeiro revés. Paulão cometeu pênalti Fabinho. Na cobrança, Cláudio Luiz ignorou o histórico de Victor e abriu o marcador com um chute forte.

Imediatamente ao gol sofrido, Renato Gaúcho chamou Diego Clementino. Em vez de trocar os atacantes, o comandante técnico gremista alterou a formação ao sacar Willian Magrão. O 4-4-2 virou 4-3-3. Porém, em vez de atacar o Grêmio acabou levando o segundo. Rodrigo Mendes apanhou rebote de Victor e marcou.

O duelo tático seguiu. Buscando manter o resultado, Julinho Camargo promoveu a estreia do ex-gremista Evaldo na vaga de Rodrigo Mendes. Renato Gaúcho respondeu ao retirar Rafael Marques para entrada de Maylson. O Grêmio foi para cima e descontaria não fosse Diego Clementino perder chance incrível sem goleiro. 

A providência de Julinho Camargo se mostrou errada. Evaldo ficou em campo menos de 20 minutos e acabou expulso após uma série de faltas. Com um a mais a pressão do Grêmio se tornou ainda maior. Mas não houve movimentação no placar e a primeira partida com ataque formado por Borges e André Lima terminou como único do ano até agora em que o Grêmio não marcou gol.

O próximo compromisso gremista será na quinta-feira, às 19h45, pela Libertadores. A fase de grupos tem como primeiro jogo o duelo contra o Oriente Petrolero-BOL. No grupo 2 do certame continental ainda estão León de Huánaco-PER e Júnior de Barranquilla-COL.

NOVO HAMBURGO 2 X 0 GRÊMIO
 
NOVO HAMBURGO
Eduardo Martini; Bosco, Cláudio Luiz, Lino e Edinho (Fabinho); Russo, Márcio Hahn, Eduardinho e Rodrigo Mendes (Evaldo); Michel e Juba (Cléberson).
Técnico: Julinho Camargo
 
GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Paulão, Rafael Marques (Maylson) e Gilson; Adilson, Willian Magrão (Diego Clementino), Carlos Alberto e Lúcio (Júnior Viçosa); Borges e André Lima.
Técnico: Renato Gaúcho
 
Data: 13/02/2011, domingo
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Alduino Mocelim e Marcelo Oliveira e Silva (ambos gaúchos)
Cartões amarelos: Márcio Hahn (NH), Evaldo (NH), Russo (NH) e Lúcio (GRE);
Cartões vermelhos: Evaldo (NH)
Gols: Cláudio Luiz (NH), aos 12 minutos do segundo tempo; Rodrigo Mendes (NH), aos 15 minutos do segundo tempo.