Topo

Gaúcho - 2019

Caxias vence o Veranópolis e garante vaga na semi da Taça Piratini

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

20/02/2011 20h57

O Caxias venceu o Veranópolis, por 1 a 0, na noite deste domingo, no estádio Centenário e conquistou a última vaga da semifinal da Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 2011. O adversário do clube da serra gaúcha será o São José de Porto Alegre. A definição da data da partida será confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol durante a semana.

Atuando em casa, o clube de Caxias do Sul iniciou pressionando o adversário e logo a seis minutos marcou um único gol da partida em cobrança de falta de Itaqui. O jogador acertou o ângulo esquerdo do goleiro Luiz Müller, que foi na bola, mas não conseguiu defender o forte chute. Mesmo na frente do placar, o Caxias seguiu insistindo no ataque, mas pecava nas finalizações. Já VEC não demonstrava reação e se defendia como podia. A partir dos 23min, o Veranópolis começou criar melhores oportunidades de gol, mas parou nas mãos do goleiro André Sangali.

Na segunda etapa, o Caxias retomou as ações ofensivas, mas seguia errando nas conclusões ou parava nas excelentes intervenções do goleiro Luiz Müller. No decorrer do segundo tempo, o clube grená passou a administrar a partida, se defendendo com qualidade e partindo em rápidos contra-ataques. O Veranópolis também criou algumas oportunidades, mas novamente Sangali impediu o gol de empate. O goleiro do VEC também fez defesas importantes, principalmente nas finalizações de Lima, e o resultado não poderia ser outro senão a vitória do Caxias com o gol de falta marcado no primeiro tempo.

Mesmo com o episódio da briga que teve ameaça com faca entre Gilson e Marcos Paraná na última quarta-feira, da demissão do técnico Leandro Machado após três partidas e  a reestruturação que o clube teve que fazer às presas, o Veranópolis conseguiu fazer uma boa partida, mas não conseguiu transformar em gols as poucas chances que criou e acabou fora da semifinal da Taça Piratini.

O Caxias, do técnico Lisca, atuou com a seguinte escalação: André Sangali; Gerley, Edson Rocha, Marcelo Ramos e Edenilson; Dê, Marcos Rogério, Itaqui e Everton; Pedro Henrique (Zé Carlos) e Lima (Gerethes). Já o Veranópolis, comandando pelo gerente de futebol Ademir Bertoglio, jogou com: Luiz Müller; Anderson Bill, Sananduva, Fred e Raulen; Neto, Ale, Carlos Alberto (Anderson) e Willian (Júlio Maranhão); Rodrigo Ninja e Luís Carlos Bahia (Michel).

Como tem melhor pontuação no primeiro turno do Gauchão do que o São José-RS, o Caxias jogará em casa a semi. A outra partida da fase será disputada entre o Grêmio, que venceu neste domingo o Ypiranga, por 5 a 0, no Olímpico, e o Cruzeiro-RS, que superou o Inter B, nos pênaltis, no último sábado, no Beira-Rio. As datas e os horários serão marcados pela FGF no decorrer da semana.