Topo

Gaúcho - 2019

Goleiro brilha nos pênaltis e Caxias representa o Interior na final do turno

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

27/02/2011 20h54

O Caxias e São José-RS empataram no tempo regulamentar em 1 a 1, neste domingo, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Com o resultado, a decisão do classificado para a final da Taça Piratini foi definido nos pênaltis. Nas cobranças, o goleiro André Sangalli, destaque durante toda partida com defesas seguras, pegou as cobranças de Gabriel, Lê, Glaydson e Alvaro Mendez e garantiu o clube da serra gaúcha da decisão. Tiago Volpi, do São José, defendeu os chutes de Everton e Lima, mas não conseguiu evitar a derrota nas penalidades.

O clube grená abriu o placar com Lima logo aos cinco minutos e depois passou a ter uma postura defensiva para contra-atacar em velocidade. O São José teve maior posse de bola durante todo o jogo, mas só conseguiu empatar com Tiago Miracema, que entrou na vaga Claudemir, na segunda etapa.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOOLLLL DO CAXIAS!!!! Lima recebeu passe na entrada da área e chuta por cima de Thiago
18min - Edenílson cruza da esquerda, Lima cabeceia e Thiago faz a defesa
27min - Alisson entra na área e chuta forte, mas Thiago Volpi espalma afastando o perigo
39min - Eliézio recebe passe dentro da área, gira e chuta, mas Sangalli evitou o gol de empate
42min - Suélinton chuta de fora da área pela direita de ataque e Sangalli espalma pela linha de fundo
46min - Lima lança Edenílson, o lateral chuta, mas Thiago Volpi toca a bola pela linha de fundo
SEGUNDO TEMPO
2min - Lê limpa a jogada na entrada da grande área e chuta forte, Volpi faz grande defesa
14min - Claudemir bate falta da intermediária próximo ao poste esquerdo de Sangalli
31min - GOOOOLLLL DO SÃO JOSÉ!!! Tiago Miracema aproveita cruzamento de Suélinton e empata o jogo

Com a classificação, o Caxias será o representante do Interior contra o Grêmio, que venceu o Cruzeiro-RS, por 4 a 2, neste domingo, na final do primeiro turno do Estadual, a Taça Piratini. A decisão está marcada para quarta-feira, dia 9, às 21h50min, no estádio Olímpico, pois o clube tricolor tem a melhor campanha no Campeonato Gaúcho.

A partida começou com marcação implacável de ambas as equipes e os ataques com dificuldades para chegar à área do adversário. Até que, aos cinco minutos, o meia Danilo tentou sair jogando no campo de defesa, Edenílson roubou a bola e passou para Lima, o centroavante entrou na grande área e bateu na saída de Thiago Volpi para marcar o sétimo gol na Taça Piratini.

Após a abertura de placar, o São José partiu para o ataque, passou a ter o domínio da posse de bola, mas seguia com dificuldades para superar a defesa do time de Porto Alegre. Na maioria das oportunidades o "Zequinha", como é chamado pela torcida, arriscava chutes de fora da área, longe da meta adversária. O Caxias passou a aproveitar os espaços para contra-atacar e criou duas boas oportunidades com meia Edenílson e o lateral-direito Alisson.

Nos minutos finais da primeira etapa, o São José, criou duas boas oportunidades com o zagueiro Eliézio e lateral Suélinton, mas o goleiro André Sangalli evitou as possibilidades do gol de empate. O Caxias, que havia diminuído as chegadas ao ataque, voltou a criar nos descontos. Lima fez excelente passe para Edenílson, mas o lateral chutou e novamente Volpi fez grande defesa.

Goleiro André Sangalli pega quatro pênaltis e classifica o Caxias

No segundo tempo, o Caxias mudou de postura, passou a dominar as ações ofensivas e em menos de 10 minutos arriscou quatro chutes de fora da área, duas interceptadas com facilidade por Thiago Volpi e duas passaram próximo a goleira do "Zequinha". A partir dos 20 minutos, o São José voltou a ter maior posse de bola e marcar presença no ataque, mas sem boas finalizações, a maioria das oportunidades acabava nas mãos do goleiro do Caxias.

Até que Suélinton cruzou da direita de ataque e Tiago Miracema, que entrou aos 26min, cabeceou sem chance para Sangalli. Mesmo com o empate, o Zequinha seguia pressionando e o time local mantinha a postura de contra-atacar em velocidade, mas sem criar chances de gols. Nos minutos finais, o Caxias voltou a pressionar, mas não conseguiu superar a defesa do clube de Porto Alegre e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro André Sangalli pegou quatro pênaltis e garantiu o clube grená na decisão do primeiro turno.

O Caxias aguarda a definição da Confederação Brasileira de Futebol sobre as datas das partidas contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil. Enquanto isso, segue a preparação para a final da Taça Piratini, no dia 9, no Olímpico, contra o Grêmio. Já o São José-RS volta o foco para a disputa da segunda partida da primeira fase da Copa do Brasil no dia 2 de março, contra o Paulista, em Jundiaí. Na última quinta-feira, o clube gaúcho venceu o primeiro jogo da fase por 1 a 0 no estádio Passo D'Areia.

CAXIAS 1 (2) X 1 (1) SÃO JOSÉ

CAXIAS:
André Sangalli; Alisson (Waldson), Edson Rocha, Marcelo Ramos e Gerley; Dê, Itaqui, Edenilson e Everton; Pedro Henrique (Gerethes) e Lima.
Técnico: Lisca.

SÃO JOSÉ:
Thiago Volpi; Suélinton, Eliézio, Gustavo e Thiago Souza; Zaquel, Glaydson, Claudemir (Tiago Miracema) e Danilo (Gabriel); Lê e Rafael Costa (Álvaro Mendez).
Técnico: Itamar Schulle.

Data: 27/02/2011 (Domingo)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Vinícius Costa
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Marcelo Oliveira e Silva
Cartões amarelos: Itaqui (CAX); Gabriel, Suélinton (SJO)
Gols: Lima, aos 5min do primeiro tempo; Tiago Miracema, aos 31min do segundo tempo.