Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio enfrenta o Pelotas para reaver 1º lugar no Gaúcho com um jogo a menos

Escudero terá terceira oportunidade no time, desta vez, provavelmente, no meio - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Escudero terá terceira oportunidade no time, desta vez, provavelmente, no meio Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

27/03/2011 07h00

O empate do Internacional com o São Luiz, neste sábado, deu ao Grêmio a oportunidade de voltar à liderança geral do Campeonato Gaúcho. Para isso, basta ao time tricolor vencer o Pelotas, neste domingo, às 16h, no estádio Boca do Lobo, em Pelotas. Com campanha fraca no torneio estadual, o time da região sul do Estado só não vive ameaça maior de rebaixamento pois Porto Alegre e Inter de Santa Maria praticamente confirmaram a queda. Poupando alguns titulares, Renato Gaúcho fará novos testes no time.

Com somente um ponto conquistado na quarta rodada, o Internacional - que dividia liderança geral com o Grêmio - tem agora 24 pontos. Assim, o Grêmio precisa somente vencer o Pelotas para chegar a 26 e passar o rival mesmo com um jogo a menos, que será recuperado na quarta-feira, quando o time tricolor enfrenta o Juventude. A classificação geral importa para definir mandos de campo em jogos eliminatórios. Além disso, em uma possível final entre o campeão do primeiro e o do segundo turnos, quem tiver melhor retrospecto joga a última partida em casa.

Independente da possibilidade de pular na frente, Renato Gaúcho vai poupar alguns titulares. Douglas, Fábio Rochemback, Lúcio e Gilson, por exemplo, não irão começar jogando. Além disso, Victor segue à serviço da seleção brasileira e também não estará em campo. Por outro lado, Gabriel e Borges, recuperados de problemas médicos, retornam ao time.

O compromisso será importante, também, para observação de outros jogadores que tem se destacado no elenco gremista. Escudero, que provavelmente atuará como meio-campista, terá seu terceiro jogo seguido. Além disso, Bruno Collaço poderá mostrar mais uma vez sua boa fase pela lateral-esquerda e Mithyuê receberá nova chance no meio.

Se o Grêmio pode assumir a liderança do Gauchão na classificação geral, o mesmo não pode acontecer no grupo 2 da Taça Farroupilha, segundo turno. O Santa Cruz soma 10 pontos e é líder, o Cruzeiro-RS com 9 é segundo e, por hora, o Grêmio é terceiro com 6. Caso vençam, os portoalegrenses podem, no máximo, ficar em segundo.

A goleada da última rodada - 6 a 0 contra o Inter de Santa Maria - não iludiu jogadores, direção ou comissão técnica do clube do Olímpico. Portanto, o objetivo segue sendo desempenhar um bom futebol, algo que mesmo com os resultados positivos ainda não aconteceu em 2011. O rendimento ideal é a busca constante e a expectativa é atingir tal condição até dia 7 de abril, quando a Libertadores volta a ser dispuda.

Enquanto isso o adversário gremista, Pelotas, luta inicialmente pela confirmação matemática da permanência na primeira divisão estadual. Com 13 pontos no geral, o rebaixamento já não ameaça tanto assim, uma vez que os dois últimos no geral - Inter de Santa Maria e Porto Alegre - somam 6 e 5 pontos respectivamente. A classificação para as quartas de final do segundo turno também é uma possibilidade. Com 5 pontos, a equipe da região sul do Estado divide o quarto lugar - último que garante classificação - com o Veranópolis.

PELOTAS X GRÊMIO

Data: 27/03/2011 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Transmissão na TV: RBS TV
Árbitro: Leandro Vuaden  (RS)
Auxiliares: Júlio Cesar dos Santos e Paulo Ricardo Conceição (também do RS)

Pelotas
Dionantan; Eduardo Eré, Jonas, Júnior Paulista e João Rodrigo; Wanderson, Gavião, Makelele e Maicon Sapucaia; Tiago Duarte e Clodoaldo.
Técnico: Armando Desessards

Grêmio
Marcelo Grohe; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Bruno Collaço; Adílson, Fernando, Mithyuê e Escudero; Borges e Júnior Viçosa
Técnico: Renato Gaúcho