Topo

Gaúcho - 2019

Contra o VEC, Grêmio testa sua defesa e busca voltar bem para Libertadores

Grêmio testa sua defesa para voltar 100% para Libertadores na quinta-feira - Neco Varella/ Agência Freelancer
Grêmio testa sua defesa para voltar 100% para Libertadores na quinta-feira Imagem: Neco Varella/ Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

03/04/2011 07h03

Desde o último jogo pela Libertadores, o Grêmio já disputou quatro partidas seguidas pelo Campeonato Gaúcho. O jogo deste domingo, às 16h, contra o Veranópolis, no Olímpico, pela sexta rodada do segundo turno do torneio, será o quinto e último antes de voltar à disputa do certame continental. Neste período surgiram mais dúvidas do que afirmações na equipe. O time está sendo criticado, principalmente pelas falhas defensivas. Ainda sonhando com o primeiro lugar nos grupos de ambas as competições, uma vitória seria fundamental para acalmar o ambiente.

  • Wesley Santos/Pressdigital

    Recuperado de lesão, Carlos Alberto pode aparecer no time, mas não é o mais cotado para começar

  • Gustavo Granata/ Agência Freelancer

    Isto porque Leandro tem jogado muito bem, marcou no último jogo e deve ser mantido no time tricolor

As cobranças se tornaram ainda mais intensas depois do último resultado. Vencendo o Juventude até os 37 minutos do seugundo tempo, o Grêmio deixou a equipe da serra empatar e virar no fim do jogo. Antes disso, houve as vitórias contra Porto Alegre, Inter de Santa Maria e Pelotas. No entanto, os pontos conquistados não amenizaram o clima tenso porque os três oponentes superados são exatamente os piores times do campeonato.

O que mais incomoda o torcedor do Grêmio, além da falta de uma atuação de luxo em 2011, é a inconstância do sistema defensivo. Em 22 jogos no ano foram sofridos 24 gols. Somente no Campeonato Gaúcho foram 16 jogos com 20 vezes em que a defesa falhou. Os números são inferiores ao da temporada passada, quando Silas comandava o time no início do ano.

Não bastasse o momento instável dentro de campo, o Grêmio perdeu seu técnico para dois treinamentos desta semana. Renato Gaúcho foi liberado pela direção do clube para participar do Mundial de Futevôlei 4 x 4 e não esteve presente nas atividades de quinta-feira e sábado. Ao contrário da alegação do próprio Renato e do comando do clube, a atividade de quinta-feira, por exemplo, teve muita importância. Sem a presença do treinador, Carlos Alberto e Fábio Rochemback voltaram a treinar, e Mário Fernandes foi testado como volante.

A ideia de time aponta para utilização de todos os disponíveis. O discurso gremista é pensar no Gauchão, e somente depois na Libertadores. Com isso, há somente uma dúvida. Carlos Alberto ou Leandro ao lado de Borges no ataque. O mistério ronda o estádio Olímpico e tanto o treinador quanto os jogadores evitaram confirmar quem jogará.

Mesmo falando em dar a mesma importância para as duas competições, o Grêmio joga neste domingo já pensando em quinta-feira, quando recebe o Junior de Barranquilla, pela Libertadores, às 20h15. Cinco pontos separam o Grêmio do adversário colombiano na classificação do grupo 2. Vencendo, os brasileiros ainda precisam torcer por um tropeço do Junior contra o eliminado Oriente Petrolero na última rodada para buscar a liderança e as vantagens que ela garante nas fases seguintes.

O adversário, Veranópolis, tem 8 pontos no grupo e ocupa a quinta colocação, empatado com o Juventude, que é quarto. Dirley, expulso na última rodada, está suspenso e dará lugar a Fred. O restante do time é a base que venceu o Cruzeiro por 2 a 0.

GRÊMIO X VERANÓPOLIS

Data: 03/04/2011 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: RBS TV
Árbitro: Anderson Daronco  (RS)
Auxiliares: José Franco Filho e Rafael da Silva Alves(também do RS)

Grêmio
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Lúcio e Douglas; Leandro (Carlos Alberto) e Borges.
Técnico: Renato Gaúcho

Veranópolis
Luiz Muller; Anderson Bill, Fred e Sananduva; Raulen, Juliano, Neto, Alê e Edinho, Jean Dias e Luiz Carlos Bahia.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo