Topo

Gaúcho - 2019

Renan defende pênalti, diz ter quitado dívida e ganha posição no Inter

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

01/05/2011 21h38

O goleiro Renan foi personagem importante no clássico deste domingo em que o Inter conquistou o título do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O jogador que foi muito contestado em 2010 defendeu o pênalti cobrado por Fernando e garantiu o clube na decisão do estadual que será disputada em dois Gre-Nais nos próximos finais de semana. Mais uma vez, ele lembrou que está preparado para ser o titular do Internacional, depois de passar pela pré-temporada e pelo ritmo que adquiriu nos cinco jogos que atuou após a lesão de Lauro.

"Eu tinha, como se pode dizer, uma dívida comigo mesmo, com as pessoas que acreditaram em mim, quando retornei (da Espanha), e com o próprio torcedor. Infelizmente ano passado não consegui manter uma regularidade. Fazer a diferença em alguns momentos que a equipe precisou. Neste ano consegui aproveitar a preparação e entrar em um nível bom. Estou tentando aproveitar as oportunidades e manter o nível de atuação. Estou feliz pelo retorno que estou dando para a equipe, principalmente pela confiança que todos me passaram em momentos difíceis que passei", afirmou o goleiro.

Renan desde as categorias de base teve entre as suas qualidades as defesas nas cobranças de pênaltis, mas teve poucas decisões desde que começou a atuar como profissional para provar para os torcedores que tem excelência neste tipo de lance. O jogador costuma estudar como os adversários executam as cobranças e chegou a conversar com o preparador Marquinhos antes das penalidades máximas do Gre-Nal, mas admitiu que os gremistas alteraram a forma de bater na bola. "Neste tipo de lance, vale mais a intuição e a leitura prévia do adversário quando ele vai chutar", declarou.

"Desde as categorias de base, sempre tive bom aproveitamento. Como profissional, não tive nenhuma oportunidade, então, estava confiante pelo histórico, por estar bem preparado e por conhecer os nossos batedores. Só tive que me preocupar em defender. Fico feliz por obter uma vitória desta forma, ainda mais em um Gre-Nal que representa muito para todos no Estado", revelou. 

Após a confirmação do título, Renan se emocionou ao conceder as entrevistas e dedicou o título a mãe, que faleceu em acidente automobilístico no dia 4 de março.

"Mudou tudo. A minha vida pode ficar parecida como era, mas igual nunca mais vai ser, pela a aproximação que tinha com a minha mãe. Antes dos jogos, ligava do ônibus e ela me abençoava. Agora não tem mais isso. Faz falta essa ligação, que parece pouca coisa, mas me dava muita força. Agora é por meio de oração mesmo. Ela continua no meu lado e estava me protegendo. Agora é tocar a vida e focar no meu pai que está perto de ir para casa", lembrou.

Nos cinco jogos que atuou como titular, Renan sofreu três gols, mas vem demonstrando segurança durante as partidas. Com participações de qualidade, com os resultados positivos obtidos pela equipe e com a confiança do treinador, a tendência é que ele seja mantido como titular, mesmo com o retorno de Lauro.

"O Renan é o titular, hoje", declarou o técnico Paulo Roberto Falcão na entrevista coletiva.

O Internacional volta a treinar nesta segunda-feira, às 16h, visando a decisão das oitavas de final da Libertadores da América. Na quarta-feira, às 19h30, os comandados de Falcão enfrentam o Peñarol no estádio Beira-Rio.