Topo

Gaúcho - 2019

Elogiado, Rochemback mantém humildade no Grêmio e evita pensar em seleção

Fábio Rochemback é tido como melhor volante do Brasil entre colegas de Grêmio - Nabor Goulart/Freelancer
Fábio Rochemback é tido como melhor volante do Brasil entre colegas de Grêmio Imagem: Nabor Goulart/Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

14/05/2011 09h30

"Fábio Rochemback é o melhor volante em atividade no Brasil", esta frase foi dita por Lúcio na entrevista coletiva concedida quarta-feira, mas poderia ter saído da boca de qualquer jogador do Grêmio. Em 2010, o então presidente do clube, Duda Kroeff, já havia dito exatamente a mesma coisa. Essa linha de elogios é frequente na boa fase vivida pelo marcador. Perto de conquistar o título gaúcho, o jogador evita falar sobre seleção brasileira, agradece, mas não se vê  como melhor na função.

"Não sou eu quem deve responder. Pergunta isso para outro", disse Rochemback questionado sobre quem seria o melhor volante do país. Sua atitude revela suas características fora de campo. Ele não é tímido, fala tranquilamente em momentos bons e ruins, mas conceder entrevistas não é sua atividade preferida.

"Eu agradeci ao Lúcio, mas é meu trabalho. Procuro sempre treinar o lançamento, passe e principalmente a marcação. Me considero um jogador de grupo. Sempre foi assim na minha carreira. Procuro ajudar", disse.

Cotado para ser convocado pela seleção brasileira, Rochemback não muda seu discurso. Segundo ele, seria uma honra, mas fruto do bom trabalho realizado no estádio Olímpico.

"Todo mundo espera ser convocado. O jogador tem que estar pronto. Já estive lá e sei como é. Sempre é bom ser lembrado. Meu pensamento está no Grêmio. Se a oportunidade surgir, será por meu trabalho aqui", referiu Fábio, que tem 9 convocações para seleção entre 2001 e 2002.

Renato Gaúcho segue a linha de elogios a Rochemback. Foi o treinador que optou por o dar a braçadeira de capitão do time, em 2010. "Quando eu cheguei logo o pus como capitão. Tirei do Victor porque não gosto de goleiro saindo para falar com o juiz, mesmo ele sendo uma liderança. Depois virou o Souza, o Douglas, até o Fábio, quando achei minha liderança. Ele é meu representante dentro de campo, orienta o time e tem liberdade para falar comigo. Agora se deve ser ou não convocado, é melhor falar com o Mano Menezes, que é um grande treinador", disse o comandante.

Capitão do Grêmio, Rochemback pode levantar a taça do Campeonato Gaúcho. O Grêmio venceu o primeiro jogo da final por 3 a 2, então pode até perder por 2 a 1 ou 1 a 0 no Olímpico, neste domingo, às 16h, que mesmo assim será campeão.