Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio justifica derrota para o Juventude com erros de arbitragem 'desastrosa'

Jogadores do Juventude comemoram gol em vitória contra o Grêmio neste domingo - Neco Varella/Agência Freelancer
Jogadores do Juventude comemoram gol em vitória contra o Grêmio neste domingo Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto ALegre

29/01/2012 19h40

O Grêmio perdeu para o Juventude neste domingo. Foi a segunda derrota em três jogos. O 2 a 1 ocorrido no estádio Alfredo Jaconi foi justificado com erros de arbitragem e ausência de Saimon no momento do segundo gol. Segundo o técnico Caio Júnior e o presidente Paulo Odone, foi Anderson Daronco o principal culpado na queda.

O juiz expulsou Bruno Salvador do Juventude e Gabriel do Grêmio. E não autorizou o retorno de Saimon para o gramado após necessidade de atendimento. "Perdemos porque o Juventude foi melhor. Mas o árbitro foi mal e prejudicou o Grêmio. Entrou no jogo com medo e quis se impor. Exagerou em marcações. Deu um cartão para o Grolli quando nem falta foi. Assim começa a ficar difícil. Deixa de dar um cartão, dá outro, enfim, foi uma atuação desastrosa", disparou o presidente Paulo Odone.

O jogo passou longe de ser facilmente controlado. Logo no primeiro tempo o Juventude reclamou pênalti em um lance que a bola tocou no braço de Mário Fernandes. Não foi marcado. Mas na sequência Saimon derrubou um marcador dentro da área, pênalti que Zulu marcou.

No começo da segunda etapa, Bruno Salvador deu uma cotovelada em Saimon em lance ofensivo do Ju. O jogador do alviverde foi expulso, e o gremista precisou de atendimento médico. Como deixou o campo, só poderia voltar quando o jogo fosse reiniciado. Mas o lance gerou reclamação de Caio Júnior.

"Foram dois lances capitais. O primeiro, quando estava 1 x 0, quando o jogador do Juventude foi expulso, o Saimon queria voltar e o árbitro não autorizou. Ali houve um momento de instabilidade na defesa e saiu o gol. Depois, a expulsão do Gabriel.  Ela só houve porque um jogador do time deles tinha sido expulso. O juiz se pressionou e teve que expulsar um do Grêmio", lamentou Caio.

O lance de Gabriel, de fato, foi polêmico. O jogador encostou no peito de um marcador ao disputar a bola. O oponente caiu protestando agressão. "Não vou julgar. Isso é função da imprensa, da direção, só digo que foram lances pontuais, capitais na partida", acrescentou Caio Júnior.

"No final do jogo, a torcida deles estava gritando 'o juiz é nosso'. Eu vi isso. Eles sabem. Todos viram o que aconteceu aqui", reclamou o zagueiro Saimon.

O jogo deixa o Grêmio em 5º no grupo 2 do primeiro turno do Gauchão. O Juventude lidera o grupo 1. O próximo compromisso gremista será na quinta-feira, contra o São Luiz, às 19h30, no Olímpico.