Topo

Gaúcho - 2019

Sacado em 87% dos jogos no Grêmio, Marquinhos refuta ser "jogador Showbol"

Marquinhos brinca dizendo que vai jogar Showbol para deixar de ser substituído - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Marquinhos brinca dizendo que vai jogar Showbol para deixar de ser substituído Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/02/2012 06h01

Marquinhos é um jogador que se desgasta rápido. Este dogma foi criado por Celso Roth na última temporada e segue vigente no Grêmio. Os números comprovam que o armador normalmente é sacado ou entra no decorrer dos jogos. Somente em 3 partidas ele começou e acabou em campo. Brincando com as sucessivas trocas ele quer acabar com o rótulo de "jogador de Showbol".

Roth foi quem deu as primeiras chances ao meia no time em 2011. Contratado em maio, o meia virou titular pelas mãos do treinador, que já salientava a função desgastante feita por ele. Segundo Celso, o armador era obrigado a fugir de sua característica para auxiliar na marcação, por isso era constantemente sacado.

Antes de ser titular, porém, Marquinhos viveu situação de entrar repetidamente durante as partidas. Ao todo, o jogador tem 36 jogos pelo Grêmio. Destes começou 24 como titular e acabou somente 3. Nos outros 21 acabou substituído. Transferindo para percentuais, Marquinhos saiu em 87,5% dos jogos que iniciou entre os titulares.

No último Gre-Nal tal pecha se repetiu. Caio Júnior justificou desgaste para sacar o jogador. Improvisado como volante, ele contrariou o treinador em entrevista coletiva concedida nesta segunda.

"Eu aguentaria os 90 minutos. Foi opção do Caio e eu tenho que respeitar. Ele preferiu colocar o Gilberto para segurar melhor a equipe. Eu estava cansado, mas da mesma forma que todos que estavam em campo. Nunca a ponto de pedir para sair. Eu não pedi", disse Marquinhos.

Ao saber que Caio havia justificado sua saída com desgaste, o tom da entrevista mudou. O meia mostrou surpresa com a alegação. "Ano passado eu me desgastava muito mais. Aquela função sim era complicada de fazer. Hoje minha principal dificuldade é marcar. Mas é muito mais fácil destruir do que construir. Então não é nada tão impossível assim", sacramentou.

Em tom de brincadeira, meio desconfortável, o próprio Marquinhos achou a solução para deixar de ser substituído: virar jogador de Showbol. Com 30 anos, ele seria considerado jovem para a quadra sem laterais, o contrário da avaliação para o futebol no campo.

"Não sei porque eu sou substituído. Daqui a pouco vão falar que só posso jogar 45 minutos. Então vou jogar Showbol", sorriu. "É só olhar meus testes. Não sou o melhor, mas também não sou o pior. Se não vão querer me tirar do time", completou.

O Grêmio treina nesta terça-feira pela manhã e no início da tarde parte de ônibus para Erechim, onde enfrenta o Ypiranga, pela sexta rodada do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O jogo está marcado para quarta-feira, às 21h50, no estádio Colosso da Lagoa.