Topo

Gaúcho - 2019

Gilberto Silva orgulha Caio Jr e vira "quase-técnico" no Grêmio em ebulição

Gilberto Silva tem liderança silenciosa e virou exemplo de profissionalismo no Grêmio - Wesley Santos/Pressdigital
Gilberto Silva tem liderança silenciosa e virou exemplo de profissionalismo no Grêmio Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2012 06h01

O ambiente no Grêmio está longe do ideal, fruto do mau rendimento no ano. O técnico Caio Júnior escancarou tal situação quando interrompeu uma entrevista coletiva emocionada após a vitória contra o Ypiranga. Para contornar este efeito e não deixar influenciar no elenco, a experiência de Gilberto Silva foi chamada. O jogador passará a ser "quase-técnico" do time e terá posição importante no elenco.

Na avaliação do treinador, o Grêmio precisa de jogadores mais experientes. Isso sobra para Gilberto. O volante passou 10 anos na europa, tem inúmeras convocações para seleção brasileira, conquistou uma Copa do Mundo das três que disputou.

Nesta quarta-feira, Gilberto entrou ainda no primeiro tempo e deu a solidez necessária ao time. Mais do que isso, ele reuniu os jogadores após o intervalo, no centro do gramado, e cobrou empenho. O camisa 3 fez o que Caio fizera nos vestiários e deu certo. Por isso, se tornou "quase-técnico", o responsável por reforçar o dito por Caio Júnior.

"O Gilberto mudou o jogo de hoje [quarta-feira] pela atitude, liderança e caráter. Precisamos deste tipo de jogador, deste tipo de personalidade. Sendo um campeão do mundo, sempre na reserva, e treinando igual. Fiquei orgulhoso dele", disse Caio Júnior após o jogo.

O volante não fez gols, não participou dos lances que geraram o empate com Marcelo Moreno e a virada com Grolli, mas foi fundamental na movimentação do time. Partiu dele a retomada de foco para o segundo tempo.

"A atitude faz a diferença. É desta forma que se ganha uma equipe. Eu vi reação no vestiário. Discussões entre eles. Tem que ter paixão, emoção. O Grêmio sempre foi isso. É isso que o torcedor quer ver", comentou o treinador gremista.

Gilberto já foi, inclusive, cotado por Caio Júnior para ser capitão do time. "Ele tem muita liderança", disse o treinador.

Primeiro imediato do comandante, o atleta de 35 anos passará a ter posto mais relevante na equipe. Nem precisará muito para isso. Como há poucos volantes no elenco, a lesão de Léo Gago abre posto para ele.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta quinta-feira. O próximo compromisso oficial será no sábado, às 21h, contra o Santa Cruz, no Olímpico.