Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio enfrenta o Santa Cruz-RS para se aproximar da vaga e por tranquilidade

Caio Júnior acredita que ganhará experiência e estatura com Gilberto Silva na equipe - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Caio Júnior acredita que ganhará experiência e estatura com Gilberto Silva na equipe Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2012 06h04

O objetivo do Grêmio neste sábado, às 21h, no estádio Olímpico, é vencer o Santa Cruz para se aproximar da classificação para a segunda fase do 1º turno do Campeonato Gaúcho e dar tranquilidade para o técnico Caio Júnior seguir o trabalho de montagem da equipe. A vitória no último minuto sobre o Ypiranga, em Erechim, renovou o ânimo do grupo, mas ainda não acabou com a desconfiança de parte da torcida e da imprensa sobre o time tricolor.

"A vitória em Erechim [contra o Ypiranga, na última quarta-feira] melhorou um pouco [a situação]. A tabela deu uma clareada e dependemos apenas de nós para buscar a classificação. [...] Futebol é vitória. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, fazer com que a equipe jogue bem e ganhe sempre. Neste momento, uma classificação será importante e depois, aos poucos, vou conseguir colocar as minhas ideias", afirmou o técnico gremista.

Na última quinta-feira, o TJD/RS retirou seis pontos do Cruzeiro-RS e o Grêmio assumiu a quarta colocação do grupo 2 com 10 pontos, entrando no G-4. Se vencer ficará em uma condição bastante confortável, pois chegará a 13, o mesmo número de pontos que o Cerâmica, quinto colocado, poderá alcançar se vencer as duas partidas restantes até o final do primeiro turno do Gauchão.

Para o confronto, o Grêmio terá apenas uma alteração no meio de campo. Sai o jovem Leandro para a entrada do experiente Gilberto Silva. O tetracampeão mundial com a seleção brasileira fará a primeira função, com Fernando pela direita e Marquinhos pela esquerda do losango. Marco Antônio completa o setor e terá liberdade para se aproximar dos atacantes e finalizar. Porém a mudança não visa apenas melhorar o sistema ofensivo.

"Quando você joga contra uma equipe que se defende muito, às poucas vezes que eles chegam, criam um risco e até uma situação de mano a mano. Faz parte. Por isso, precisamos fazer os gols. Tivemos muitas situações em vários jogos e nunca conseguimos abrir 2 a 0. Estou em busca disso, até para a defesa ficar mais tranquila. Terminar um jogo ganhando bem seria muito importante", declarou o treinador.

Sem poder contar com os laterais Mário Fernandes, que passará por cirurgia, e Julio Cesar, que se recupera de lesão, a defesa será formada com Gabriel, Naldo, Grolli e Bruno Collaço. Marcelo Moreno e Kleber, que marcaram seis dos nove gols do Grêmio na temporada, mais uma vez formarão a dupla de atacantes.

O Santa Cruz enfrenta o Grêmio buscando uma vitória para ingressar no G-4. Atualmente, o clube ocupa a quinta colocação, com sete pontos, do grupo 1. O técnico Edson Porto não poderá contar com goleiro Wender, o zagueiro Robinho e o atacante Leonardo, lesionados. Em compensação terá os retornos do meia Sidnei, do atacante Creedence, do zagueiro Teda e do volante João Neto, recuperados de lesão.

Porto ainda não definiu se manterá o esquema 4-4-2 que utilizou na vitória contra o Pelotas ou voltará a usar o 3-5-2 dos primeiros jogos da temporada. "Temos algumas variações que podemos aplicar e ainda vamos conversar com nossos atletas, em especial, com os que estão retornando de lesão", afirmou o técnico ao site oficial do clube.

Grêmio x Santa Cruz

Data: 11/02/12 (sábado)
Horário: às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PFC
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Marcelo Barison e Renata Schaffer

Grêmio
Victor; Gabriel, Naldo, Grolli e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fernando, Marquinhos e Marco Antonio; Marcelo Moreno e Kleber.
Técnico: Caio Júnior

Santa Cruz
Rodrigo, Tiago Rannow, Mimica, Willian Thuran e Cristiano; Teda, João Neto, Uillian e Sidnei; Creedence e Roberto Jacaré.
Técnico: Edson Porto