Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio cumpre promessa de Caio Júnior e cresce perto das finais do Gaúcho

Caio Júnior prometeu e Grêmio está crescendo perto das finais do primeiro turno do Gauchão 2012 - Edu Andrade/Agência Freelancer
Caio Júnior prometeu e Grêmio está crescendo perto das finais do primeiro turno do Gauchão 2012 Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/02/2012 12h10

Questionado pela falta de rendimento do Grêmio no começo do Gauchão, o técnico Caio Júnior definiu: "Não vamos jogar o melhor futebol agora, mas depois. O campeonato se ganha no fim, não no começo", disse tranquilamente. Ao que tudo indica, o elenco realmente entendeu o recado. Depois de oscilar, o time tricolor chegou a quatro jogos de invencibilidade e está praticamente garantido nas finais.

Os erros do começo do ano, na avaliação interna, se devem a falta de entrosamento. Com muitos jogadores chegando, a equipe demorou um pouco para desempenhar tudo que pode. Mesmo com os bons resultados, os atletas são cientes que ainda há muito a evoluir.

A comissão técnica também demorou para encontrar a formação ideal. Depois de alterar o esquema tático várias vezes, Caio Júnior achou o que considera o melhor, deu sequência, e começa a colher os resultados.

São quatro jogos de invencibilidade. Parece pouco no Campeonato Gaúcho, mas é algo a ser celebrado no Grêmio. A última queda ocorreu contra o Juventude, no dia 29 de janeiro. Desde então foram vitórias contra São Luiz, Ypiranga e Santa Cruz, e um empate com o Internacional.

"Para analisar o jogo, tenho que ver as últimas quatro partidas. Tivemos quatro jogos bons. Alternamos um pouco com maus momentos, mas construímos uma história positiva. Com estes resultados os jogadores vão ganhando confiança e alguns nitidamente precisam disso. Isso vai fazer os jogadores entrarem em uma nova fase na sequência", disse Caio Júnior após a última partida.

O Grêmio está seguindo, portanto, as orientações diretas do comandante, e com os resultados recentes praticamente se confirma nas finais, algo que esteve ameaçado. Isto porque o time do Olímpico chegou a 13 pontos. Com a punição ao Cruzeiro, que perdeu 6 pontos pela inscrição ilegal do atacante Jô, o Grêmio é 3º no grupo 2. Mesmo que a retirada de pontos seja revertida, quem deixaria a linha dos classificados seria o Veranópolis, que também tem 13 mas esta atrás nos critérios de desempate.

Os jogadores gremistas se reapresentam nesta segunda-feira. A fase de grupos do primeiro turno será encerrada no sábado. Inicialmente, o duelo com o São José está marcado para o estádio Passo D'Areia, às 17h. Porém, a falta de policiamento em função do Carnaval pode obrigar a alteração do local da partida. Novo Hamburgo é a cidade mais cotada para receber o jogo.