Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio não reclama de jogo às 16h20 e vê campo sintético como futuro do futebol

Técnico Caio Júnior não cria polêmica sobre o gramado sintético do Passo D"Areia - Edu Andrade/Agência Freelancer
Técnico Caio Júnior não cria polêmica sobre o gramado sintético do Passo D'Areia Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/02/2012 06h02

O Grêmio joga neste sábado às 16h20 contra o São José, no estádio Passo D'Areia. O horário da partida indica forte calor. Além disso, o campo sintético obriga adaptação e gerou polêmica no ano passado. Mesmo assim, o técnico Caio Júnior evitou reclamar dos "problemas" apontados pela tabela.

Em 2011, Renato Gaúcho, então técnico do Grêmio, reclamou muito do piso do estádio Passo D'Areia. Mais duro, o solado artificial obriga a utilização de chuteiras adaptadas e já fez algumas vítimas. Sorondo, por exemplo, quando defendia o Internacional lesionou a clavícula e o joelho em um mesmo lance.

Mesmo assim Caio Júnior não segue o mesmo expediente. O atual treinador do Grêmio não quer gerar discussão e acredita que o campo sintético é o futuro do futebol.

"O gramado sintético é uma evolução. No sentido de necessidade, no mundo do futebol. Tem campeonatos de juniores e profissionais que são disputados neste piso. O futuro poderá ser assim. É uma evolução por uma série de interesses. Não vejo problema. Temos que nos adaptar", explicou Caio Júnior.

De fato, a final da Libertadores 2010, por exemplo, teve jogo em campo sintético, no estádio Omnilife, do Chivas. O Mundial Sub-20 de 2007, disputado no Canadá, também utilizou esse time piso.

O horário do jogo também é novidade. Por imposição da televisão, que tem compromisso de transmissão com os desfiles das Escolas de Samba, os atletas aguentarão o calor das 16h20, no verão gaúcho. As temperaturas altas tem castigado o Estado nas últimas semanas. Mas neste aspecto, Caio preferiu não se manifestar.

"É muito difícil entrar nesta questão. É muito mais abrangente. Envolve muita coisa. Algumas coisas são boas, outras ruins. A análise tem que partir da imprensa. Eu tenho é que me adaptar", explicou.

Para não ter problemas no sábado, o Grêmio irá treinar nesta quarta no estádio Passo D'Areia. O jogo de sábado fecha a primeira fase do Gauchão. O time do Olímpico já pode entrar em campo classificado, dependendo da partida entre Inter e Cruzeiro.