Topo

Gaúcho - 2019

Folga de Carnaval contrasta com momento turbulento e ameaça técnico do Grêmio

Caio Júnior, técnico do Grêmio, está novamente ameaçado no comando técnico - Edu Andrade/Agência Freelancer
Caio Júnior, técnico do Grêmio, está novamente ameaçado no comando técnico Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Algre

19/02/2012 06h01

O Grêmio folga neste domingo. O time tricolor foi derrotado no sábado, pelo São José, e fechou a fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Gaúcho em 4º no grupo 2. O revés deixou o clima tenso e Caio Júnior novamente ameaçado. A preparação para o Gre-Nal das quartas de final, e o momento ruim, contrastam com o curto período de descanso.

Os atletas foram liberados a partir do jogo de sábado e só retornam aos trabalhos na segunda-feira à tarde. A curta folga de Carnaval antecede os treinamentos para o duelo com o Internacional. O jogo das quartas de final, no Beira-Rio, será confirmado pela Federação Gaúcha de Futebol para quarta-feira, às 21h50.

Ele será fundamental para a permanência de Caio Júnior no comando técnico. A direção de futebol, na pessoa de Paulo Pelaipe, deixou claro que os resultados até agora são insatisfatórios e que a sequência no Grêmio depende diretamente de um trunfo no principal jogo do Estado.

"Fizemos as contratações e o time não tem um padrão de jogo. Não é o que esperávamos. Poderíamos render mais. É isso que esperamos para os próximos jogos", disse Pelaipe.

A revolta do dirigente pela falta de resultados positivos pode acabar no Gre-Nal. Caso o time gremista consiga finalmente render o esperado, Caio ganhará tempo para trabalhar. Ele, inclusive, pediu publicamente este período para o crescimento do grupo.

"O torcedor sempre vê obrigação de vitória. É nossa cultura. Alimentada por esta pressão. Não tenho o que fazer. Estou muito motivado. Vamos para o Gre-Nal sabendo que temos que mostrar uma reação. Vamos dar sangue no Beira-Rio", garantiu Caio.

A trajetória do treinador tem sido muito instável no Olímpico. O começo ruim teve fim na série de quatro jogos de invencibilidade. Porém, o rendimento abaixo do esperado, mesmo quando vence, e a queda para o São José recriaram a tensão que estava em segundo plano nas últimas semanas do Olímpico.

O Grêmio não descarta a possibilidade de trocar de treinador em caso de derrota no clássico. Vanderlei Luxemburgo é nome presente em todos os debates dos bastidores gremistas. No entanto, antes do clássico seria prematuro. O jogo pode ser considerado a última chance para Caio.

A segunda-feira marcará a reapresentação do elenco e apresentação oficial de Bertoglio, 11º contratado para a temporada. Até lá nada deve mudar em relação ao comando do time. Mas a desconfiança veste, por hora, azul, branco e preto.