Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio volta a usar "caixinha" e pune Léo Gago por tomar remédio proibido

Léo Gago tomou um remédio com substâncias proibidas e será multado pela direção do Grêmio - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Léo Gago tomou um remédio com substâncias proibidas e será multado pela direção do Grêmio Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

27/02/2012 17h32

A prática de multas aos jogadores que não cumprissem as leis do Grêmio ficaram conhecidas com Renato Gaúcho no comando. A chamada 'caixinha' recebia valores por atrasos, cartões e quilos a mais. Vanderlei Luxemburgo recriou tal forma de punição e Léo Gago será o primeiro a pagar nesta temporada.

O volante se automedicou na sexta-feira e precisou ficar fora do jogo do final de semana. Gripado, o jogador tomou um remédio que continha duas substâncias consideradas doping sem autorização do departamento médico do Grêmio, e  será multado.

"Ele não será afastado, mandado embora, nem nada. Mas foi uma falta grave que cometeu. Será punido. Foi a primeira vez e a última. O Grêmio tem cinco médicos à disposição dele. Foi uma falta de profissionalismo", disse Luxa.

Léo Gago foi substituído por Marquinhos. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Caxias no domingo e acabou eliminado do primeiro turno do Gauchão nos pênaltis.

"A ideia era ter o Marquinhos no banco, para quando fosse necessário segurar a bola, manter na nossa posse. Era o que tínhamos que fazer quando estava 1 x 0. Mas tive que começar com ele pela falta do Léo", explicou Luxa.

O próprio treinador salientou que o dinheiro da multa do volante canhoto será, no fim do ano, revertido aos próprios jogadores, como era na 'gestão' de Renato Gaúcho.

"No fim do ano eles vão fazer um churrasco lembrando do que aconteceu. Vão dizer: essa picanha é por conta do Léo Gago", brincou.

De folga nesta segunda-feira, os jogadores do Grêmio se reapresentam na terça e iniciam preparação para o segundo turno do Estadual. Luxa terá uma semana para trabalhar o elenco até o jogo com o Cerâmica, no próximo domingo, às 16h, em Gravataí.