Topo

Gaúcho - 2019

André Lima convence Luxemburgo com empenho, gol e "regime" no Grêmio

André Lima comemora gol durante a partida contra o Novo Hamburgo, no Olimpico - Neco Varella/Agência Freelancer
André Lima comemora gol durante a partida contra o Novo Hamburgo, no Olimpico Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/03/2012 09h44

O atacante André Lima começou a temporada em baixa, mas aos poucos está recuperando todo seu prestígio no Grêmio. Antes afastado, liberado para procurar clube, fora da pré-temporada, ele voltou aos poucos e desencantou abrindo o placar neste domingo. Para convencer Luxemburgo, não bastou somente balançar a rede ou mostrar vontade, o camisa 99 precisou perder peso.

O ganho de peso é normal a atletas que perdem determinados trabalhos. Como André não fez pré-temporada por opção da direção de futebol do Grêmio, que pretendia sua saída do clube, ele regressou aos treinamentos em ritmo mais lento e com alguns 'quilinhos' a mais.

Depois de reintegrado, ele passou por uma pré-temporada relâmpago sob orientações de Paulo Paixão. O que os outros jogadores fizeram em 10 dias, com sono e alimentação controlados em Bento Gonçalves, André precisou fazer em 5, sem tais cuidados, e com a temporada em andamento.

Mas o esforço em tardes e mais tardes de corridas ao redor do gramado suplementar do Olímpico foi premiado com uma brilhante atuação neste domingo.  Contra o Novo Hamburgo, André fez o primeiro gol e participou de lances importantes do jogo, deixando o campo aplaudido no segundo tempo. Ganhou moral, perdeu peso.

"Desde o dia que eu cheguei, olhando para o André [Lima], ele já perdeu uns 3 Kg. Se perder mais uns 3, vai 'voar'. Este empenho é fundamental", comentou Luxa. "Se ele está dizendo, é isso aí mesmo", sorriu André.

"Eu perdi um mês e meio. Fiquei sem pré-temporada. Fui prejudicado por isso. Aos poucos estou tentando entrar em forma, me readaptar. Tivemos uma semana cheia. Vamos ter mais uma e venho treinando forte, fazendo uma 'mini pré-temporada', para quando solicitado poder dar o máximo", salientou o camisa 99.

O processo de emagrecimento de André seguirá tranquilo se a prática estiver ligada aos gols, como já aconteceu na partida contra o Novo Hamburgo. Com a lesão de Marcelo Moreno, o camisa 99 terá nova oportunidade no próximo domingo, às 16h, contra o Veranópolis. Mas antes, mais alguns quilômetros de corrida e muito trabalho físico o esperam à partir de terça-feira, na reapresentação do elenco.