Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio reluta em recuar Bertoglio, cobra Marquinhos e sente falta de Marco Antonio

Marquinhos [e] tem rendimento questionado e não supre ausência de Marco Antonio [d]  - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Marquinhos [e] tem rendimento questionado e não supre ausência de Marco Antonio [d] Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/04/2012 12h30

O Grêmio tem encontrado dificuldades na armação de jogadas ofensivas. Com o titular da última função de meio-campo lesionado, o técnico Vanderlei Luxemburgo reluta em recuar Bertoglio e não tem gostado do que vê de Marquinhos. Assim, mesmo sob críticas no começo do ano, Marco Antonio considerado solução e tem ausência sentida na equipe.

'Revanche' pode tirar Caxias do 2º turno

  • Nabor Goulart/Agência Freelancer

    Nesde domingo, o Grêmio reencontra o Caxias, algoz no primeiro turno do Campeonato Gaúcho

Marco veio da Portuguesa, e mesmo tendo participado da maioria dos lances de gol do Grêmio, era cobrado pela torcida. E como ocorre em vários momentos da vida, os aficionados só deram o real valor ao atleta quando o perderam, por lesão na panturrilha esquerda, há quatro jogos. Agora, seu retorno é considerado a solução para a criação de jogadas.

Mas não vai acontecer agora. O departamento médico gremista considera prematuro colocar o armador em campo contra o Caxias, neste domingo, pela última rodada da fase de grupos do segundo turno do Gauchão. Portanto, há duas opções: Bertoglio e Marquinhos.

No entanto nenhuma das alternativas foi aprovada de fato. Marquinhos começou as partidas contra Cruzeiro-RS, Avenida e Pelotas, mas perdeu vaga no duelo diante do Ipatinga. Luxemburgo tentou justificar a ausência com a alegação que o atleta teria sentido dores musculares, mas o principal motivo para saída foi a avaliação negativa das atuações.

Já Bertoglio foi fixado como atacante. Luxa não vê o argentino como meio-campista, mesmo que já o tenha usado na função. Na opinião do comandante, o jogador rende mais ficando próximo do gol adversário. O próprio atleta já referiu que ali se sente mais à vontade.

Com isso, o Grêmio vive um dilema para o jogo seguinte. Ainda sem Marco Antonio, as duas opções para armação parecem não agradar. Contra o Ipatinga, por exemplo, o time começou sem nenhum meia, atuando no 3-5-2, com 3 volantes: Fernando, Souza e Léo Gago. Porém, o rendimento também não foi bom.

A partir desta sexta-feira, Luxemburgo começa a definir quem irá atuar diante do Caxias. O elenco se reapersenta à tarde. O duelo com o campeão do primeiro turno do Estadual está marcado para as 16h, domingo, no Olímpico.