Topo

Gaúcho - 2019

Souza admite cansaço acumulado pela falta de férias, mas confia em crescimento

Souza realiza trabalhos especiais para se recuperar do desgaste físico após as partidas - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Souza realiza trabalhos especiais para se recuperar do desgaste físico após as partidas Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

19/04/2012 14h13

Souza iniciou os trabalhos no Grêmio no dia 14 de fevereiro, 41 dias depois do restante do grupo, e chamou a atenção pela qualidade nos primeiros treinamentos, ainda sob o comando de Caio Júnior. Oriundo do Porto, de Portugal, o volante não teve férias regulamentares já que os calendários do Brasil e da Europa são diferentes, mas foi destaque como titular do clube gaúcho nestes primeiros três meses de temporada. Mesmo com bom rendimento, hoje o meia sente o reflexo de praticamente um ano de competições sem descanso.

"Eu tenho 23 anos e estou quase no final de temporada. Não tive férias em dezembro, me sinto cansado. Por isso tenho feito trabalhos de recuperação e tenho conseguido recuperar. Não tenho sentido nada, mas é mais difícil no Brasil, o clima pesa muito. Pode não ser a mesma dinâmica da Europa, mas o sol massacra. Estou me adaptando e aos poucos chego ao meu melhor nível", declarou Souza.

Depois de 13 jogos e um gol marcado com a camisa tricolor, o volante entende que perdeu rendimento nas últimas partidas pelo desgaste que vem enfrentando. Porém, confia no trabalho desenvolvido no Grêmio e garante que seguirá fazendo o possível para superar a dificuldade e ajudar os companheiros nas disputas do Gauchão e Copa do Brasil.

"Cheguei muito bem e depois caí. Não vou jogar culpa no cansaço, mas caí por vários fatores. O importante é que a equipe está ganhando. Eu vou crescer. Sei que a qualidade que tenho não perdi. Estamos ainda no começo da temporada e vou crescer. Quando eu cheguei, as pessoas me colocarão lá em cima. As coisas não são assim. Se fosse isso tudo, eu estaria lá fora. Sou um jogador normal. Tenho as minhas qualidades, mas também tenho os meus defeitos. Vou aos poucos aprendendo e tentando fazer o melhor para o Grêmio", declarou o volante.

O Grêmio retoma os treinamentos a partir das 16h visando a partida de sábado, no mesmo horário, contra o Universidade. O confronto é válido pela semifinal da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho. Na outra chave, o Inter recebe o Veranópolis, no domingo, também, às 16h.