Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio abre semana de trabalho valorizando "pijama training" e mistério em Gre-Nal

Técnico do Grêmio Vanderlei Luxemburgo valoriza processo regenerativo dos jogadores - Neco Varella/Agência Freelancer
Técnico do Grêmio Vanderlei Luxemburgo valoriza processo regenerativo dos jogadores Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2012 06h00

Depois de dois dias de folga, o Grêmio se reapresenta nesta terça-feira pela manhã. Abrindo a semana de trabalhos, o time tricolor valoriza o 'pijama training' instituído por Luxa e faz mistério no time, podendo até fechar treinamentos.

Vanderlei Luxemburgo ainda não fechou completamente nenhuma atividade no Olímpico. Porém, desde sua apresentação deixou claro que tal situação é possível em momentos decisivos. Pois a decisão chegou. Esta semana é a primeira pré-clássico do treinador em Porto Alegre e o jogo vale o título do segundo turno e seguir vivo no Estadual.

Como o Caxias foi campeão do primeiro turno, aguarda Internacional ou Grêmio para duas partidas decisivas. Dos duelos com mando de campo alternado sairá o campeão gaúcho de 2012.

Nos treinos fechados, o substituto de Léo Gago será definido. O volante não atua pois recebeu o terceiro cartão amarelo na semifinal contra o Universidade, sábado. Entre as alternativas estão: a entrada de Miralles e o esquema passando a ser 4-3-3, Marquinhos no meio, com a manutenção do 4-4-2 um pouco mais ofensivo, e Felipe Guedes que faria o time permanecer com 3 volantes.

Além dos segredos na formação do time, outro ponto valorizado no início de semana gremista é o chamado 'pijama training'. O processo regenerativo dos jogadores, com recuperação dosada e trabalhos leves é controlada por Luxemburgo.

"Às vezes é necessário dar tempo para eles [jogadores]. O que eu chamo de pijama training. Temos que fazer trabalhos específicos. Não adianta só colocar eles para correr", disse Luxa ainda no sábado.

Nesta terça-feira, o primeiro período de treinos será físico. Já à tarde, Mário Fernandes terá teste no jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do RS. Se não sentir dores no ombro esquerdo - que passou por cirurgia e o impede de atuar há mais de dois meses - durante a partida amistosa, o lateral tem chances de ser escalado contra o Inter.