Topo

Gaúcho - 2019

Invicta há 300 minutos, defesa mineira do Grêmio garante segurança após instabilidade

Werley além de participar bem da defesa tem marcado, com 3 gols pelo Grêmio em 10 jogos - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Werley além de participar bem da defesa tem marcado, com 3 gols pelo Grêmio em 10 jogos Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2012 06h00

A defesa do Grêmio passou por duras mudanças da temporada passada para a atual. Considerado como setor de maior instabilidade do time, aos poucos, atingiu o melhor rendimento. Com Werley e Gilberto Silva, ambos mineiros, o tricolor não sofre um gol sequer há quase 300 minutos e tem 100% de aproveitamento.

Tal marca totaliza três jogos e 30 minutos. Isto porque, o gol do Caxias, último a marcar no Grêmio, em 8 de abril, ocorreu pouco depois dos 15 minutos do segundo tempo. Todos no setor cresceram e dividem méritos pelo bom momento. Werley e Gilberto, atuando juntos, tem 100% de aproveitamento em 10 jogos.

"O time tem crescido a cada partida. Evoluímos nos treinamentos. O Vanderlei cobra muito que todos fiquem alinhados lá atrás. O Grêmio tem jogadores na frente que ajudam muito. Quando a jogada chega lá atrás, já encurtamos o espaço", disse Werley.

Mas não foi sempre assim. No começo do ano, a defesa do Grêmio passou por maus momentos. Dupla após dupla, críticas repetidas e falhas na mesma proporção aconteciam em azul, branco e preto. Naldo, Grolli, Saimon, todos passaram pelo centro da zaga e acabaram perdendo espaço.

A estabilidade só chegou quando dois mineiros ocuparam os postos. Werley e Gilberto Silva deram firmeza ao time com boas partidas. Tanto que quando não atuaram, o desempenho foi insatisfatório. Sem ambos, com Vilson e Pablo, o Grêmio conheceu a única derrota sob comando de Luxa, para o Pelotas. Antes disso, só com Gilberto em campo, houve o empate com Caxias, únicos pontos perdidos por Luxa.

"Nós estamos vindo de uma sequência muito boa. Os três volantes também estão jogando bem. Já temos entrosamento no setor defensivo, todos comentam entre si, se organizam e ajudam. Estamos numa crescente importante", analisou Werley.


Mesmo quando estiveram lesionados - Werley fraturou uma costela e Gilberto Silva o nariz - mantiveram rendimento, que será posto à prova contra Leandro Damião, Dagoberto e companhia neste domingo.

"São bons jogadores. Mas temos que encurtar os espaços, marcar sério, ficar atentos. Tenho certeza que conseguiremos ter uma boa partida", finalizou.

Grêmio e Internacional se enfrentam no domingo, às 16h, no Beira-Rio. O jogo decide o campeão do segundo turno do Campeonato Gaúcho.